Aviso Importante

Olá meus amigos irmãos em cristo e seguidores deste Blog,quero informar que já já estaremos em outro Blog com novo endereço,e com muitas novidades para vocês aguardem um forte abraço.
Radio Playlist: Solouvor.net

sábado, 12 de dezembro de 2009

Um Outro Tipo de Gente



Por David Wilkerson

__________


Quando leio da bravura de homens piedosos no Velho Testamento o meu coração arde. Esses servos carregavam tanto peso pela causa do nome de Deus, que chegaram a produzir obras que confundem a cabeça da maioria dos cristãos de hoje.
Os santos daquele tempo eram como rochas em sua recusa a prosseguir na ausência de uma Palavra divina. E choravam e se lamentavam dias seguidos por causa da apostasia da casa de Deus. Eles recusavam-se a comer, beber ou a se lavar. Eles raspavam chumaços de cabelo da cabeça e da barba. O profeta Jeremias chegou a ficar deitado de lado nas ruas de Jerusalém por 365 dias, avisando continuamente quanto à chegada iminente de julgamento de Deus.
Eu me pergunto: onde estes santos conseguiram a autoridade espiritual e o vigor para fazerem tudo o que fizeram? Eles eram um outro tipo de gente, servos de um tipo totalmente diferente daquele que vemos hoje na igreja. Eu simplesmente não consigo me ver relacionado a eles, e ao seu caminhar. Sei que não sou totalmente do tipo deles. E não conheço um único cristão que seja. .
Há algo em relação a isso que me incomoda. A Bíblia diz que a bravura destes homens do Velho Testamento foi registrada como lição para nós: "Tudo isso lhes aconteceu como exemplos, e estas coisas estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos" (I Coríntios 10:11). Suas histórias têm o objetivo de nos servir como exemplos, para nos ensinar como mover o coração de Deus, ou a como levar um povo corrompido ao arrependimento.
Então, será que esses santos eram uma geração especial? Será que eram súper-homens, com um destino predeterminado, dotados de poderes sobrenaturais desconhecidos à nossa geração? Não, de jeito nenhum. A Bíblia declara enfaticamente que os nossos piedosos antecessores eram pessoas exatamente como você e eu, sujeitos às mesmas paixões da carne (veja Tiago 5:17). O fato é o seguinte: os seus exemplos revelam um caminho que devemos seguir. Estes homens possuíam algo em seu caráter que levou Deus a colocar as Suas mãos sobre eles. É por isso que Ele os escolheu para cumprir Seus propósitos. E Ele está insistindo em que busquemos essa mesma qualidade de caráter atualmente.
Me incomoda também outra diferença entre estes homens do passado e a maioria dos cristãos de hoje. Vivemos no período mais corrupto da história. A nossa geração atual é várias vezes pior que aquela de Nínive ou Sodoma. Temos a cerviz mais dura que o antigo Israel, somos mais violentos que os dos dias de Noé. Se há uma época em que o mundo precise de santos piedosos de intensa fé, é agora. E creio que Deus está procurando o mesmo tipo de servos devotos hoje. Ele está buscando homens e mulheres que se empenharão em conhecer o Seu coração, em realizar poderosos atos heróicos em Seu nome, e trazer sociedades inteiras de volta a Ele.
Pense nisso: por que Deus iria levantar homens de profundo quebrantamento e propósitos santos no passado, e negligenciar fazer o mesmo hoje? Por que iria Ele arbitrariamente deixar a geração mais necessitada da história sem vozes santas? Sabemos que Deus não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre (v. Hebreus 13:8). E servimos o mesmo Senhor das gerações passadas. Assim, onde estão os intensos servos hoje que carregarão a Sua responsabilidade, e falarão por Sua causa?
Finalmente, o quê mais me incomoda é que possuímos algo que os piedosos homens do passado não tinham. Nestes últimos dias, o Senhor tem derramado sobre nós o dom do Seu Santo Espírito. Portanto, a nossa geração tem acesso a mais poder sustentador e a mais dons celestiais do que em qualquer época. Em resumo, foi nos dado tudo que é necessário para que nos levantemos em fé como outro tipo de gente. E Deus está convocando exatamente tais servos para dar um passo à frente e serem separados.
A questão para nós é: por que Deus tocou e ungiu particularmente tais pessoas de maneira tão poderosa? Por que seus ministérios foram capazes de mudar o destino de nações inteiras? A Bíblia revela como esse "outro tipo de gente" ficou tão arrebatada com o Senhor e a Sua causa. E estabelece como a trajetória deles pode ser trilhada por qualquer servo de Deus.






1. Esdras Foi um Homem de Deus que Despertou Sua Nação Inteira





As escrituras dizem que Esdras foi um homem que tinha a mão de Deus sobre si. Esdras testifica: "Visto que a boa mão do Senhor, meu Deus, estava sobre mim, animei-me" (Esdras 7:28). Em outras palavras, Deus estendeu a Sua mão, envolveu Esdras e o tornou um homem diferente.
Por que Deus faria isso com Esdras? Havia centenas de escribas em Israel na época. Todos tinham o mesmo chamado para estudar e explicar a palavra de Deus ao povo. O que distinguiu Esdras dos outros? Qual foi a causa de o Senhor ter colocado Sua mão sobre este homem, e lhe dado a incumbência de junto a 50.000 pessoas reconstruir a cidade caída de Jerusalém?
As escrituras nos dão a resposta: "Esdras tinha preparado o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor" (Esdras 7:10). É simples: Esdras fez uma decisão consciente. Ele se determinou acima de tudo a buscar a Palavra de Deus e a obedecê-la. E não se desviou desta decisão. Ele disse a si próprio: "Serei um estudioso da Palavra. E agirei em cima de tudo que ler".
Esdras não teve uma experiência sobrenatural que lhe tenha dado amor pelas escrituras. Ele não foi agitado pelo Espírito de Deus durante a noite ouvindo "Você vai levar 50.000 ao arrependimento e a cumprir a Minha obra. E para realizar isso, vai precisar de poder, força, pureza, autoridade espiritual. Contudo, isso só vem conhecendo e obedecendo a Minha Palavra. Então, para que se cumpra o Meu plano para você, vou lhe dotar de amor pelas escrituras. Amanhã, você despertará com uma fome crescente por estudar e obedecer a Minha palavra".
Não foi isso que ocorreu em absoluto. Muito antes de Deus pôr Suas mãos sobre Esdras, esse homem já era diligente em buscar as escrituras. Ele se permitia ser examinado por elas, purificado por elas, e lavado de toda imundície do corpo e do espírito. Como resultado, Deus viu em Esdras um homem saturado por Sua Palavra. Esdras tinha fome das escrituras e se alegrava nelas. Em resumo, ele permitia que elas preparassem o seu coração para qualquer obra que Deus escolhesse para ele realizar. É por isso que o Senhor pôs Suas mãos sobre Esdras e o ungiu.
Sim, a unção de Deus é sobrenatural. Mas Ele impõe Suas mãos só sobre aqueles que se entregam inteiramente a conhecer e obedecer a Sua palavra. É aqui que se inicia toda unção. Ninguém pode esperar o toque de Deus em sua vida caso não esteja apaixonado pelas escrituras.
Como Esdras, Davi era "um outro tipo de gente" que mudou o caminho de sua nação. E, como Esdras, Davi saturava seu coração com a Palavra de Deus. Ele escreveu o Salmo 119 que contém 176 versículos, quase todos eles exaltando a glória da Palavra de Deus: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti...recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra...Oh! quanto amo a tua lei! é a minha meditação em todo o dia... Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho...A tua palavra é muito pura, por isso o teu servo a ama" (119:11,16,97,105,140).



Esdras Também Determinou em Seu Coração Jejuar e Orar






"Então, apregoei...um jejum...para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso" (Esdras 8:21).
Nessa época Esdras estava guiando a congregação de volta para Jerusalém. A jornada seria perigosa, cheia de ladrões, assaltantes e assassinos. Então o rei da Pérsia ofereceu enviar uma milícia junto com eles. Mas Esdras não aceitou a oferta. Antes, testificou ao rei: "A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam" (8:22).
A resposta de Esdras nos diz várias coisas em relação às determinações de "um outro tipo de gente". Primeiro, Esdras confirma mais uma vez que a mão de Deus não está apenas sobre uns poucos. O Senhor estende o Seu toque a todo aquele que se determina a buscá-Lo:"A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles"
Segundo, Esdras diz ao rei: "a Sua (de Deus) ira (é), contra todos os que o abandonam". Ele estava dizendo basicamente: "Obrigado por sua oferta, rei, mas servimos a um Deus poderoso. Ele é capaz de nos preservar em todos os aspectos da obra à qual nos chamou a cumprir". Esdras estava tão seguro disso, que as escrituras dizem que ele teve "vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho" (8:22).
Finalmente, Esdras convocou o povo a observar um jejum. Isso quer dizer que ele não estava simplesmente mandando o povo aceitar as promessas de Deus pela fé. Ele não disse simplesmente, "Temos de ficar firmes na Palavra de que Deus nos protegerá. Enquanto isso, vamos prosseguindo".
Não, de acordo com Esdras, havia algo mais a ser feito. Ele estava dizendo: "Sim, cremos na Palavra de Deus para nós. Mas agora temos de jejuar e orar até que vejamos Sua palavra se cumprindo. E não daremos um passo à frente enquanto isso não ocorrer". Então, as escrituras dizem, "Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu...e a boa mão do nosso Deus estava sobre nós e livrou-nos das mãos dos inimigos e dos que nos armavam ciladas pelo caminho" (8:23,31).
Esta mesma qualidade de caráter é encontrada por todo o Velho Testamento. Moisés, Josué, os anciãos e profetas - todos jejuavam e oravam. Eles não aceitavam simplesmente por uma casualidade a palavra de Deus pela fé. Eles agiam baseados nela em fé. E isso significava não simplesmente prosseguir por acaso, mas jejuar e orar primeiro, em plena confiança do cumprimento da Palavra de Deus.
Este mesmo padrão bíblico é dirigido a nós hoje. O Exército da Salvação foi fundado pelo General Booth através de jejum e oração. Igualmente, o nosso próprio ministério do Desafio Jovem nasceu há mais de quarenta anos atrás a partir da oração e do jejum. O mesmo é verdade em relação a inúmeros ministérios que estão florescendo até hoje. O Senhor chama ao jejum e à oração todo aquele que põe seu coração na causa de Deus.



Somando-se ao Estudo da Palavra de Deus e ao Jejum e à Oração,
Deve Ocorrer Purificação a Partir de Sua Palavra






Esdras e aqueles do mesmo tipo prantearam e se alegraram sob a mão de Deus. Mas, como esses homens consagrados chegaram até esse ponto? Como conseguiram compartilhar do sofrimento do coração de Deus pelos pecados de sua geração?
Encontramos a resposta no ministério de Esdras. Assim que o povo chegou a Jerusalém, Esdras foi usado por Deus para produzir um arrependimento generalizado e amplo. "Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! -, levantando as mãos" (Neemias 8:6).
Esdras então lê a palavra de Deus para o povo. E "todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei" (8:9). No entanto, assim que o povo se arrepende, Esdras insiste em que se alegre. "Não prateeis, nem choreis...não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força" (Neemias 8:9-10). Então "todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhe foram explicadas" (8:12).
Eu lhe pergunto: por que houve o júbilo? Foi porque um homem já havia assumido a visão de compartilhar o pesar do coração de Deus pelos pecados do povo. Esdras já sabia das transgressões, e de como o povo havia se misturado aos pagãos e tolerado suas abominações. Qual foi a reação de Esdras a isso?
"Ouvindo eu tal cousa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito...me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus, e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até os céus...ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto" (Esdras 9:3, 5-6, 15).
Esdras foi sacudido até o âmago na hora em que enxergou a profundidade dos pecados do povo. Então, como ele soube o quão profundo eles haviam ferido o coração de Deus? Foi porque Esdras teve uma visão clara da ira divina. A palavra de Deus ficou martelando sua alma, levando-o a gritar: "Estou envergonhado. Fico vermelho de vergonha aos Teus olhos, por causa dos nossos pecados". Ninguém pode experimentar o tipo de quebrantamento que Esdras teve a menos que tenha sido martelado pela Palavra.
A mesma coisa é verdade em relação a todo aquele que é apaixonado por Jesus atualmente. Se estamos saturados pela Sua Palavra, então conhecemos pessoalmente os efeitos do Seu martelar. Ele tritura e quebra toda rocha de orgulho e corrupção que há em nós. E nosso coração se quebranta diante da intensidade com que nosso pecado O fere. "Não é a minha palavra...martelo que esmiúça a penha?" (Jeremias 23:29). A seguir vem real alegria.



2. Jeremias Fala de se Empenhar o Coração Para Buscar o Senhor
(v. Jeremias 30:21).






Vemos esse mesmo padrão bíblico sendo uma realidade na vida de Jeremias. Este homem também aplicou seu coração em buscar o Senhor, e a palavra de Deus veio a ele. Inúmeras vezes lemos do profeta: "A palavra do Senhor veio a Jeremias".
Muitos comentadores chamam Jeremias de profeta chorão, e isso certamente é verdade em relação a ele. Mas este homem também nos trouxe o evangelho mais feliz e digno de louvor de todo o Velho Testamento. Afinal de contas, ele prenunciou a glória vindoura da Nova Aliança: "Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem" (Jeremias 32:40). "Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará com a minha bondade, diz o Senhor" (31:14). "Purificá-los-ei de toda a sua iniqüidade" (33:8).
Ora, essas são boas notícias. A Nova Aliança está cheia de misericórdia, graça, alegria, paz e bondade. Mas, veja, há aqui uma história pessoal por trás de cada palavra de Jeremias. E esta história inclui um quebrantamento muito além da capacidade do ser humano.
Jeremias escreve: "Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra" (4:19). "Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em água, e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo" (9:1).
Jeremias estava chorando com lágrimas santas que não eram suas. Na realidade, o profeta ouviu Deus dizendo de Sua própria dor, de Seu coração desolado. Primeiro, o Senhor previne Jeremias de que está enviando julgamento sobre Israel. E aí diz ao profeta, "Pelos montes levantarei choro e pranto e pelas pastagens do deserto, lamentação" (9:10). Em grego a palavra lamentação aqui quer dizer muitas lágrimas. O próprio Deus pranteva pelo julgamento que viria sobre o Seu povo.
Quando ouviu isso, Jeremias compartilhou do peso do choro de Deus pelo povo. Eu também tenho conhecido crentes piedosos que têm carregado esse peso. A Irmã Basiléa Schlink, fundadora da Irmandade Evangélica Luterana de Maria na Alemanha, era uma consagrada serva de Cristo. Nos tornamos amigos com o passar dos anos, e essa dedicada mulher parecia saber por experiência própria o peso do choro contido no coração de Deus.
Muitas vezes quando visitava o centro ministerial das irmãs, eu ia à capela e as encontrava chorando. Elas pranteavam por várias coisas, inclusive pelo papel de seu país no assassinato dos judeus por Hitler. Elas choravam durante horas devido à essas transgressões. No começo, eu não entendia porque crentes iriam ficar chorando durante horas seguidas. Então comecei a conhecer com a Irmã Basiléia as profundezas da mágoa de Deus por nossos pecados. Os muitos escritos dessa irmã são uma tocante expressão destas profundezas.
Eu também senti algo deste pranto do Senhor durante recente série de pregações que fiz nas Ilhas Britânicas. Enquanto eu falava a respeito do declínio da igreja, um repórter britânico me perguntou: "O senhor não tem nada de bom para dizer sobre a religião?".
A sua pergunta me fez pensar da terrível situação de tantos jovens lá. Vivem nas ruas, em bebedeiras, se drogando e alienando as mentes. Enquanto isso, a Igreja da Inglaterra está "des-consagrando" igreja após igreja - ou seja, fechando as portas à casas de adoração que ficaram abertas durante séculos.
Ao falar na Capela Westminster, a igreja do grande pregador E.Stanley Jones, os jovens se apertavam nas galerias. Estavam famintos para ouvir alguma coisa, qualquer coisa, que falasse da esperança em Deus. Ao fazer o apelo no fim, eles correram para as salas de oração, chorando e pranteando suas vidas partidas, sem esperança. Uma jovem de dezoito anos apresentava olhar vidrado ao entrar na fila para a oração. Ela disse, "Sr. Wilkerson, não consigo chorar. A igreja retirou a minha fé. Não sinto nada".
Por essa cena e muitas outras semelhantes, fui dominado por um contristamento que ia além da dor do meu coração. Era o choro do coração de Deus, me dizendo: "David, se alguma vez Eu necessitei de um profeta que pranteie pela Minha casa, é agora".
Então, o que ocorre quando compartilhamos do peso do choro de Deus? Ocorre que o Senhor, por Sua vez, compartilha conosco a profundidade de Sua mente e de Seus pensamentos. Jeremias testifica disso. A ele foi dada sabedoria com capacidade para discernir o seu tempo, permitindo que visse o que estava por vir. "Porque o Senhor dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal...O Senhor mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações" (Jeremias 11:17-18).
Todo santo quebrantado, saturado pela Palavra, receberá discernimento dos tempos. Na verdade, muitos na igreja não ficaram surpresos pelos ataques de 11 de setembro de 2001. Durante meses antes da tragédia, a Igreja de Times Square manteve cultos intercessórios onde irrompia o choro, sem se saber de onde procederia o julgamento. Mas nos tornamos cientes de que julgamento estava a caminho. Igualmente, creio que todo ministro piedoso que conheça o coração choroso de Deus também teve consciência de julgamento iminente.



3. Daniel Era Um Outro Tipo de Gente Que Voltou o Rosto Para o Senhor





Daniel também foi "um outro tipo de gente" que fala de ser quebrantado: "Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. Orei ao Senhor, meu Deus, confessei..." (Daniel 9:3-4). Por sua vez, Daniel foi capacitado para discernir os tempos, porque conhecia o coração de Deus. "Eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias...". Ainda mais, foi Daniel que interpretou a visão da pedra caindo da montanha para esmagar todos os reinos do mundo.
Como Daniel chegou à essa rota de quebrantamento, conhecimento e discernimento? Começou com o seu estudo da Palavra de Deus. Daniel permitiu que as escrituras se apoderassem inteiramente dele. E ele as citava freqüente e extensamente, pois as havia escondido em seu coração: "Como está escrito na lei..." (9:13).
No capítulo 10, esse piedoso profeta recebe uma visão de Cristo. "Levantei os olhos...e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz...o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo...e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente" (10:5-6).
Ora, havia outros homens com Daniel quando ele recebeu a visão. E estes homens tinham de ser crentes. No cativeiro, Daniel estabeleceu um padrão a si próprio de não se associar com o ímpio. Mesmo assim, esses crentes que estavam com ele agora não eram "um outro tipo de gente", como Daniel. Então quando veio a visão, estes homens fugiram. "Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam" (10:7).
A presença santa de Deus havia feito estes homens fugirem de medo. E sabemos que só corações cheios de pecado escondido podem provocar tanto medo da presença do Senhor.
Isso me leva à uma palavra final sobre a questão de ser um crente "de outro tipo". Ultimamente tenho pensado muito sobre o dia quando estarei diante de Cristo, que é homem e Deus. Como nós, Jesus andou pela terra, conversou com os outros, e foi tocado por todos os sentimentos humanos. E agora, ao comparecermos diante dEle, imediatamente veremos um prazeiroso piscar de Seus olhos, ou um olhar ferido.
Penso nas palavras de Samuel para Saul: "Obraste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração" (I Samuel 13:13-14).
Saul estará lá naquele dia, junto com todos nós. Me pergunto o que o Senhor dirá a ele então. Será que seria algo assim como se segue?
"Saul, quero lhe mostrar o quê Eu tinha em mente para você. Você teria sido um pai amoroso para Davi. E a nação que governasse estaria de joelhos humildemente diante de Mim. Você teria ganho para Israel o respeito das nações em torno. E o Meu povo teria desfrutado de paz como um rio. Eu teria lhe dado a honra e um nome que mostraríam o selo do próprio Deus.
Mas tudo foi diferente. Você abortou os Meus planos para si, porque não levou Minha palavra a sério. Em vez disso, permitiu que a inveja, a amargura e ausência de perdão lhe roubassem de tudo. Saul, veja o que você perdeu".
É terrível pensar em Jesus me dizendo: "David, veja o quê poderia ter acontecido. Contemple o reservatório de divinas bênçãos que você perdeu, porque andou em orgulho. O seu ministério foi senão uma sombra do que Eu havia planejado. Sim, Eu lhe perdoei e remi, mas você viveu muito abaixo do que Eu desejava para si".
Prezado santo, vivemos nesse momento um tempo de vida ou morte. E é hora de escolher entre o caminho para vida espiritual e obediência, ou o caminho para morte espiritual e hipocrisia. Atente às palavras de Moisés: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" (Deuteronômio 30:19).
Insisto com você, determine hoje em seu coração buscar Deus com toda diligência e determinação. Então vá à Sua Palavra com amor e vontade cada vez maiores. Ore em jejum por quebrantamento, para receber o peso que Deus sente. Finalmente, confesse e abandone tudo que impede o Espírito Santo de abrir as bênçãos dos céus para si. A vereda para "outro tipo de gente" está aberta a todos. Você quer andar nela?

O Céu








Por David Wilkerson 
_________________
Não ouvimos muitos sermões sobre o céu atualmente. Isso pode parecer estranho, já que a alegria de todo cristão é refletir sobre estar com o Senhor por toda a eternidade. A promessa do céu está no núcleo maior do evangelho que pregamos.
Mas há uma razão pela qual não ouvimos muito sobre esse assunto jubiloso. O fato é que a Bíblia não diz muito sobre como o céu é. Jesus nunca se assentou com os discípulos e explicou a glória e a majestade dos céus. Ele realmente disse ao ladrão sobre a cruz, "Hoje estarás comigo no paraíso", mas não disse como seria.
O apóstolo Paulo se refere aos céus quando fala de ter sido levado ao paraíso. Ele diz que viu e ouviu coisas que abalaram tanto a sua mente, que ele não tinha linguagem para as descrever. A idéia que se tem da descrição de Paulo é a de que, mesmo se ele pudesse explicar o que viu, as nossas mentes humanas não conseguiriam compreender.






Seja o Quê For Que Paulo Tenha Testemunhado no Céu
Isso O Impactou de Tal Maneira,
Que Para o Resto da Vida Ele Quis Ardentemente Estar Lá




Paulo era grato por sua vida, por seu chamado, seu ministério. Creio que ele amava o povo de Deus com paixão. Mas ao longo dos seus anos de ministério, o contínuo desejo de Paulo era ir para o lar celestial e estar com o Senhor. O seu coração simplesmente ansiava estar lá.
Então, onde é o céu? Não sabemos. Efetivamente sabemos que há um novo céu chegando, assim como uma nova terra. E esse novo planeta não será simplesmente a velha terra refinada pelo fogo, mas algo inteiramente novo. E o seu centro será a capital, a Nova Jerusalém.
Efetivamente também sabemos que o trono de Deus está no céu. Igualmente Jesus está lá, como estão os anjos do Senhor, em multidões incontáveis. Ainda mais, Paulo diz que uma vez estando lá, contemplaremos Jesus "face a face" (I Coríntios 13:12). Em resumo, teremos acesso pessoal imediato ao Senhor por toda a eternidade. (Amado, se isso apenas fosse todo o céu, seria o suficiente para mim!)
Evidentemente, aprenderemos coisas que simplesmente não podem ser contidas pela mente humana aqui na terra. Teremos acesso à mente do próprio Cristo, que é ilimitada. E eu creio que Ele vai nos ensinar a respeito todas as coisas eternas.

As Escrituras Sugerem que o Céu
Não Será Só Para Relaxar e Não Fazer Nada
Além de Ter Igreja


A Bíblia diz que no céu os santos governarão com o Senhor como "reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:10). Agiremos como Seus servos lá - os santos "o servirão" (22:3).
Isso me diz que receberemos estimulantes e abençoadas missões nesse novo mundo que virá. As escrituras falam repetidas vezes do papel que os anjos têm desempenhado por toda a história, ministrando até a Jesus. Seja qual for o nosso excitante trabalho, podemos saber que continuará pela eternidade, porque os mundos de Deus não têm fim.
Considere por um momento o infinito aparente que vemos no espaço. Considera-se que o nosso próprio sistema solar deva ter ao menos cerca de dez bilhões de quilômetros de diâmetro, e é apenas um ponto no universo.
Descobertas científicas mostram que há sistema após sistema após sistema, aparentemente sem fim. Isso é tão tremendo para a mente.
Assim como o nosso sistema solar corre através do espaço, girando em torno do sol, inúmeros outros sistemas estão se movendo um sobre o outro igualmente. E está tudo tendo lugar segundo a divina ordem de Deus. Por essa razão creio que no céu iremos receber tarefas que são agora incompreensíveis às nossas mentes humanas.



Quando Paulo se Refere à Sua Experiência no Paraíso,
Ele Fala de Ter Estado no “Terceiro Céu”


Os estudiosos no tempo de Paulo ensinavam que havia três camadas de céus: primeiro, a atmosfera física na qual habitamos; a seguir o segundo céu, onde as estrelas estão; e, finalmente, o terceiro céu onde Deus e o paraíso estão.
Tudo o que eu posso dizer sobre esse assunto com segurança é que Jesus ascendeu ao “céu acima de todos os céus”. E nos disse que está lá agora preparando um lugar para o Seu povo. Também disse, “Voltarei outra vez, e lhes levarei para lá. Onde Eu morar, vocês morarão”. Em resumo, amado, não dá para eu dizer como o céu é. E não sei muito sobre o que está acontecendo lá. Não tenho nova revelação a oferecer, não tenho uma versão como a de Paulo. Mas dá para dizer como o céu não é, e o que não está lá, pois isso é o quê as escrituras oferecem. E, como você verá, o que isso revela nos dá motivos para nos alegrarmos!

Começamos com a Visão do Apóstolo João em Apocalipse 21

João conta que não encontraremos as seguintes coisas no céu:
1. Não existirão mais mares. "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe" (Ap. 21:1). Ele está declarando que não haverão mais ameaças vindas dos grandes blocos de água: não haverá mais ciclones, furacões ou tsunamis assassinos. Na verdade, a única água que é mencionada quanto à essa nova terra será um rio de júbilo que corre através das ruas da Nova Jerusalém. João fala o seguinte dele: "Me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro" (22:1).
2. Não haverá lenços no céu. Não teremos nenhuma necessidade dessas coisas, pois os textos das escrituras implicam em que nem precisaremos de glândulas lacrimais. "(Deus) lhes enxugará dos olhos toda lágrima" (21:4). Segundo João, as lágrimas simplesmente não existirão no céu.
Igualmente, não haverá mais funerárias, caixões de defuntos ou cemitérios. Por que? Porque "A morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto" (21:4). Pense nisso: não ficaremos mais ao lado dos caixões, chorando a perda dos queridos. Não haverá mais choro ou luto, porque no céu nunca iremos morrer. Uma vez tendo sido ressuscitados do sepulcro terreno pelo poder da ressurreição de Cristo, nunca poderemos morrer outra vez.
3. Não haverá mais farmácias, hospitais, médicos, enfermeiras, ambulâncias, analgésicos ou receitas. João diz, "Já não haverá...dor" (21:4).
Sou lembrado de uma mãe e de sua filha deficiente que visitaram a nossa igreja. O filho dessa senhora havia cometido suicídio após sete anos suportando uma dor excruciante que médico algum conseguia diagnosticar. Durante esse tempo, ele tinha de tomar narcóticos fortes pois só assim conseguia suportar mais um dia. A origem dessa dor nunca foi encontrada.
Agora a filha está mostrando os mesmos sintomas. Trata-se de uma bailarina talentosa e estudante brilhante, que ganhou prêmios e bolsas de estudo. Mas a situação dela se deteriorou tanto, que agora enfrenta dor torturante e contínua.
Como o irmão, essa jovem vive com um grau tão elevado de dor que "numa escala de zero a dez, sua dor chega a catorze", segundo os médicos. Foi dito que os narcóticos dos quais ela precisaria para a dor seriam tão fortes, que a matariam em poucos meses.



Nunca Me Esquecerei dos Últimos Dias na Terra
de Nossa Preciosa Netinha, Tiffany


A dor de minha neta devido ao tumor cerebral ficou tão intensa que os seus membros se agitavam violentamente. Ela sofria terríveis convulsões, e eu tinha de ajudar seu pai a segurar os braços e as pernas de Tiffany nessas horas de dor.
A dor era simplesmente demais para ela, e na verdade era demais para os seus avós, também. Finalmente, Tiffany disse à mãe que o Senhor havia falado ao seu coração, dizendo "Quero que você venha para o lar celestial. Comigo, não haverá mais dor".
O versículo de João tem um significado especial para mim: "Já não haverá...dor" (21:4). Como avô de Tiffany, eu descanso no conhecimento de que é aí que a minha netinha está nesse exato momento: com Jesus, onde não há mais dor.
4. Não haverá mais medo, não haverá mais incredulidade, não haverá mais coisas abomináveis, assassinatos, mentiras ou feitiçaria. A Bíblia diz que todos os que praticam tais coisas serão lançados no lago de fogo: "Quanto...aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre" (Ap. 21:8).
Os jornais noticiaram há algum tempo que um casal de idosos foi encontrado morto em seu apartamento. Eles ficaram com tanto medo de serem roubados ou atacados, que sempre trancavam as portas de casa e vedavam todas as janelas. Estavam tão aterrorizados de medo que faziam isso mesmo durante as terríveis ondas de calor do verão, e acabaram se sufocando.
Não haverá mais esse medo no céu. Nem haverá mais qualquer violência ou assassinato. Há pouco, um homem que atacava crianças admitiu ter molestado mais de duzentas delas. Graças a Deus, no céu não haverá mais tais abominações.
5. Não haverá mais motivos para se mudar no céu. A minha mulher e eu já nos mudamos de uma casa para outra inúmeras vezes em nossa vida adulta. Sou grato porque quando chegarmos ao céu, nunca mais teremos de nos mudar. Como eu sei disso? Jesus diz: “Não se turbe o vosso coração...Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar” (João 14:1-2).
Há pouco li sobre uma senhora cristã que perguntava, “Se haverá multidões no céu que não podem ser contadas, como seria possível Deus fazer habitação para todos? Como poderia haver lugar suficiente para tantos moradores?”.



Vejamos as Palavras de Jesus Sobre Esse Assunto:
“Vou Preparar-vos Lugar”


Tais palavras devem ter um significado para nós. Alguns estudiosos da Bíblia interpretam Jesus aqui como “muitas habitações”. Isso pode ou não estar correto. Tudo o que eu sei é o seguinte: se Cristo está construindo, podemos ficar seguros de que é algo glorioso.
Ao pensarmos no lugar que o nosso Senhor está construindo para nós, não devemos imaginar uma casa de tijolos ou algo assim. Pelo contrário, as moradas dEle no geral são de uma outra dimensão ou esfera. Como humanos, não conseguimos imaginar um mundo no qual o corpo passe livremente através de substâncias materiais. (Jesus fez isso após a ressurreição, e diz que no céu os nossos corpos de glória serão como o dEle.) Esse é um domínio que cientista nenhum descobriu, algo enormemente diverso de tudo que possamos compreender.
O importante que Jesus traz sobre o céu é, “Esse é o lar celestial. Vocês vão viver eternamente onde Eu vivo”. “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo. 14:3). Em termos simples, há um lar na eternidade para cada um de nós. E Jesus diz basicamente, “Quando esse dia chegar – quando vocês estiverem aqui comigo – Eu pessoalmente mostrarei o que construí para vocês”.
6. Não há inválidos no céu, nem cegos, surdos, ou corpos em declínio.
A Bíblia diz que teremos novos corpos no céu. Claro, essa é uma doutrina bem conhecida dos cristãos, e Paulo tinha muito a falar sobre ela. Ele escreve, “Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?” (I Cor. 15:35). Em outras palavras, as pessoas podem se perguntar, “Que tipo de corpo ressuscitará dos mortos?”.



Paulo Responde que o Corpo Que Entra na Sepultura
Não é o Corpo Que Sairá Dela


“Quando semeias, não semeias o corpo que há de ser...Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve” (I Cor. 15:37-38). Em outras palavras, “Os corpos que habitaremos no céu serão à Sua semelhança. Serão celestiais e não terrenos”.
De acordo com Paulo, o nosso corpo físico é “semeado na corrupção” mas “ressuscitado na incorrupção”. Simplificando, quando o nosso corpo é “semeado” – ou, enterrado, ele é um corpo natural, terrestre. Mas quando formos ressuscitados, será como um corpo celestial, do céu. O corpo que teremos então será “glorificado” pelo poder de ressurreição de Cristo.
As escrituras nunca dizem que Deus vai procurar partes perdidas do corpo como membros, um por um dos dentes, cada poeira de nosso corpo natural, e dar um jeito de juntá-los. Pelo contrário, Paulo ensina, “A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus”. A seguir acrescenta, “Num momento, num abrir e fechar d’olhos, ao ressoar da última trombeta... A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (15:50,52).

Os Nossos Corpos de Glória
Serão à Exata Semelhança de Cristo


Naquele dia extraordinário, os túmulos se abrirão. E em Seu tremendo poder, o Senhor criará corpos novos e eternos. Esses corpos serão a imagem do santo e do justo, e nunca se corromperão. E quando isso acontecer, nós falaremos uma língua - uma nova língua que todos iremos compreender. Na verdade, todas as coisas serão feitas novas.
Mais eletrizante para mim é o que acontecerá para as milhões de crianças mortas ou morrendo - - de todas as eras. Em um instante, essas preciosidades serão levantadas com novos corpos. Penso nas crianças cujos corpos foram para a cova devido à doença, ou cujas carnes foram trucidadas em genocídios, cujos corpos foram estilhaçados por bombas.
Também penso em homens e mulheres cujos corpos foram desfeitos e destruídos pela doença; penso também nos corpos que foram enterrados em caixões vedados. Penso nos mártires de todas as épocas, nos que morreram por meio da tortura, foram mutilados, serrados ao meio, decapitados, queimados em fogueiras. Todos estes sairão dos túmulos com novos corpos, para nunca mais verem a corrupção ou a dor.
A minha mente tem dificuldades em registrar essas coisas – contudo o meu coração se alegra com elas!
7. Não haverá relógios no céu, pois o tempo não existirá mais.
João escreve que um anjo apareceu diante dele de pé sobre o mar e a terra. O anjo então levanta a mão para o céu e, segundo João, “Jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora” (Apocalipse 10:6).



Este é um dos Conceitos Mais Difíceis Para eu Pôr em Minha Mente

Chegará um momento quando o próprio tempo será deixado de lado. Imagine isso: nada de anos, nada de meses ou semanas, nada de mais dias, horas, minutos ou mesmo segundos. Não haverá nada para marcar o tempo, nem a noite nem a luz do dia, pois Cristo será a luz no paraíso.
Um pastor Puritano tentou descrever à sua igreja a ausência de limite da eternidade. Disse para que eles não tentassem entender, que a eternidade sempre foi e sempre será; sem começo ou fim. Deu-lhes essa ilustração: “Visualize a terra como uma bola de areia, quase 50.000 quilômetros de circunferência. A cada mil anos, um passarinho voa sobre ela e retira um grão de areia. Quando ele remover o último grão, então a eternidade acabou de se iniciar”.
Em outras palavras, na grande trama da eternidade, o “tempo” está nesse momento fazendo apenas uma breve aparição. Dia virá em que o tempo terá totalmente servido ao seu propósito e será abolido. É tudo surpreendente demais para eu avaliar.



Paulo Resume Isso
Com Uma Admoestação a Todo o Povo de Deus


Paulo exulta: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Coríntios 15:57). Muitos cristãos citam esse versículo diariamente, aplicando-o à suas lutas e tribulações. Mas o contexto no qual Paulo o diz sugere um significado mais profundo. Só dois versos antes, Paulo declara, “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (15:54-55).
Paulo estava falando eloqüentemente sobre o seu ardente desejo pelos céus. Ele escreve, “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial” (2 Coríntios 5:1-2).
O apóstolo então acrescenta, “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” (5:8).
De acordo com Paulo, o céu – o estar na presença do Senhor por toda a eternidade – é uma coisa que devemos desejar de todo o nosso coração.

Ao Ponderar Sobre Estas Coisas que as Escrituras Dizem que o
Céu Não Será, Um Quadro Glorioso Começa a se Formar


Primeiro, imagino a descrição que Jesus fez de um gigantesco encontro, quando os anjos “reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31).
Quando todas estas multidões estiverem reunidas, visualizo uma grande marcha da vitória acontecendo nos céus. Quase todo mundo conhece a música “When the Saints go Marching In” (quando os santos entrarem marchando). Tente imaginar essa música sendo tocada literalmente no céu, com milhões de crianças glorificadas cantando hosanas ao Senhor, do jeito que as crianças cantaram uma vez no templo. Que som de vitória e de louvor será: multidões de órfãos gritando, “Pai!”. Dá para eu ver direitinho o brilho da felicidade no rosto de Jesus. “Pois dos tais é o reino dos céus”, declarou.
Então vêm todos os mártires. Esses que já clamaram por justiça na terra agora gritam, “Santo, santo, santo!”. Imagino os decapitados tocando suas cabeças e dizendo, “Estou inteiro de novo”. Os que foram serrados ao meio buscam as marcas da agonia sobre seus corpos mas não acham nem uma. Os que foram queimados agora têm corpos inteiros, sem nenhum traço ou cheiro de fumaça. Todos estes estarão dançando com alegria, gritando, “Vitória, vitória em Jesus!”.
Então vem um poderoso bramido, um som nunca ouvido antes. É a igreja de Jesus Cristo, com multidões de toda nação e tribo. Esse grupo inclui os que foram viciados ou alcoólatras... que eram cegos ou enfermos... que eram pobres, enviuvados ou forçados a mendigar. Visualizo entre eles a empobrecida viúva que fielmente entregou sua moeda no culto, quando não tinha mais nada.

Talvez Tudo Isso Soe Distante ou Forçado Para Você,
Mas o Próprio Paulo Testifica Sobre Isso


Quando o fiel apóstolo foi arrebatado ao céu, “ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir” (2 Coríntios 12:4). Paulo diz que ficou espantado com o que ouviu lá. Creio que estes foram exatamente os sons que ouviu: ele teve um vislumbre do canto e do louvor a Deus pelos que estarão se rejubilando em Sua presença, com seus corpos já inteiros, suas almas cheias da alegria e paz. Foi um som tão glorioso que Paulo pôde ouvi-lo mas não conseguia repeti-lo. Amado santo, torne o céu o seu desejo mais sincero. Jesus está voltando para os que desejem ardentemente estar com Ele lá!












Palavra do Pastor


       


    Olá amigos e irmãos em Cristo paz seja convosco,estamos vivendo os últimos momentos aqui nessa terra onde o Senhor Deus entregou ao homem para ele cuidar,mas parece que o homem não teve muita vontade de fazer aquilo que o Senhor mandou e esta difícil de ficar aqui ,as coisas esta piorando a cada dia mais e mais.
     O Senhor disse que os seus filhos ele iria tirar desse lugar confuso e doente na hora certa, e tudo indica que não esta muito longe de acontecer,espero que o Senhor possa salvar você e sua família antes dele voltar,se é que você ainda não é salvo.
     Tudo isso precisa ser mudado,mas antes dessa mudança terrena,nós somos os primeiros a sermos mudados.
     Faça-mos uma visita,que o Senhor Deus  te abençõe  você e sua família.


Aguardamos sua visita,um abraço,  Pr.Miguel e Prª Elismar.


























































































{leia Joel: 3: 1-17} Deus diz que a Lua e o Sol escurecerão; a terra tremerá. O que vemos em nossos dias atuais? Corrupção, Crimes, violências, promiscuidade, mentiras! A terra tremendo! Mas Deus diz que Ele será o refúgio do seu povo. Portanto, esta multidão necessita tomar uma decisão! Se não for a multidão! Pelo menos você! Aceite a Jesus e a decisão foi tomada! Ele o tirará do vale e o conduzirá ao monte onde você enxergará melhor as situações para decidir com clareza e Paz

Mulheres






GMM


Todas as Terças-feiras 
a partir das 19:30hs, na Igreja.

R.Dona Josefa,Nº172  Centro – Ipaba   -MG



CONVITE A TODAS AS MULHERES


Convidamos todas as mulheres,que desejam ter um encontro com o Senhor,
para participarem das nossas reuniões e compartilharem das suas
experiências.


 "GRARDA-ME COMO À MENINA DO OLHO, ESCONDE-ME À SOMBRA DAS TUAS ASAS." Salmos,17:8"



AÇÕES DE GRAÇA ADORAÇÃO E LOUVOR

Miguel Levy
É muito comum encontrarmos alguém confundindo louvor com música, ações de graças, adoração, animar pessoas com celebrar ao Deus vivo e eterno. Mas a Bíblia nos mostra bem claro e definido todos esses termos. Ações de graças, louvor e adoração são distintos e como tal devem ser tratados de forma diferente, principalmente, quando sabemos que são ações voltadas e direcionadas ao nosso Deus, que não nos confundiu com qualquer coisa, nos escolheu e nos separou para sermos verdadeiros adoradores.
· AÇÕES DE GRAÇAS: Atitude de gratidão por um benefício recebido.
· LOUVOR: Caráter de Deus, quem Ele é.
· ADORAÇÃO: Refere-se diretamente a santidade de Deus.

1. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DE AÇÕES DE GRAÇAS

Ações de graças expressam a gratidão que temos por Deus em relação a todos os benefícios que Ele fez, faz e fará por nós. Ações de graças e louvor devem ser tratados distintamente pois existem diferenças que não podemos esquecer.
· Ações de graças é uma expressão do Novo Testamento;
· Louvor é uma expressão do Velho Testamento;
· Ações de graças pode ser realizado em privacidade, são referenciados no idioma Grego;
· Louvor usado em Hebraico tem conotação de ser público e aberto;
· Ações de graças ocorrem quando nos dirigimos a Deus em oração;
· Louvor ocorre quando agradecemos a Deus publicamente.
Ações de graças é uma expressão de gratidão (Sal 13:6) Confissão de bênçãos, Sair ao Encontro (Sal 95:2), Sacrifício a Deus, submeter a carne (1 Tes 5:18)
Na cultura do Velho Testamento a palavra usada para "obrigado" era "louvor". No grego do Novo Testamento a palavra "obrigado" é CHARIS relacionada à graça.
“AÇÕES DE GRAÇAS É APROPRIAR-SE DA RESPOSTA PARA A GRAÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.”
Nós devemos dar graças
· 1 Tes 5:16-19 >> Esta é a vontade de Deus para nós;
· Nem tudo que acontece em nossa vida vem de Deus;
· 1 Joa 3:8 - Jesus veio para destruir as obras do mal, então o mal tem agido entre nós;
· Joa 10:10 - As obras do mal são: matar, roubar e destruir;
· 1 Tes 5:18 - dar graças EM todas as coisas e não POR todas as coisas.
Ex: 1 Ped 2:24 - dar graças em meio as enfermidades; Exo 15:26 - Damos graças pelas respostas de Deus aos ataques de Satanás.
PODEMOS DAR GRAÇAS PELA PALAVRA DE DEUS, AÇÕES DE GRAÇAS MOVEM A NOSSA FÉ E NOS PREPARAM PARA O MILAGRE.
Ações de graças são frutos do Espírito
Efe 5:17-20 - Ações de graças é uma expressão da plenitude do Espírito; V. 17 - devemos entender a vontade de Deus, estar cheio do Espírito; v. 19 - como completar a vontade de Deus; Não peça para ser cheio do Espírito se você não dá graças a Deus com freqüência;
Mat 12:34 - se o coração está cheio de ações de graças, isto virá a sua boca; A unção do Espírito continuamente está manifesta nas ações de graças que vem pela nossa boca.
Devemos preparar o homem interior para o que Deus faz no Espírito
Sal 100: 4-5 - entramos na presença do Senhor com ações de graças; Fil 4:6-7 - Suplicas e ações de graças; Ações de graças devem preceder tudo o que fazemos. Ações de graças é um passo preliminar para uma grande fé; é impossível relacionar as bênçãos de Deus sem que o homem interior seja fortalecido em fé.
Ações de graças fortalecem a fé
Quando começamos a ser gratos, enumerar o que Deus tem feito, não demora muito para nos alegrarmos com o que Ele pode fazer agora. Dar testemunho do que Deus tem feito irrita Satanás. Paulo fez isso. Fil 4:6 - Paulo fazia isso regularmente. Todas as orações de Paulo começavam com ações de graças Rom 1:8 - "primeiro, eu agradeço ao meu Deus por todos vocês" Efe 1:16 - "eu não cesso de dar graças a Deus por vocês" Fil 1:3 - "Eu agradeço ao meu Deus por todas as lembranças de vocês" 1 Tes 1:2 - "Nós damos graças a Deus sempre por todos vocês" 2 Tim 1:3 - "Graças a Deus".
Joa 6 - Jesus Deus exemplo, antes dos milagres (5 mil pessoas foram alimentadas).
Ações de graças ativam milagres
Jesus agiu como homem, mas sob o poder do Espírito Santo operando em sua vida. Ats 10:38 - Deus ungiu Jesus com espírito e poder e Jesus fez milagres como homem. Ações de graças acionavam a habilidade do Espírito em Jesus para fazer milagres. Joa 11 - Jesus levanta Lázaro, Jesus agradece e dispara o gatilho para o grande milagre do seu ministério.
Ações de graças foram o prelúdio dos milagres na vida de Jesus. Luc 17 - os leprosos curados; V 15, a palavra usada para o que voltou foi SOZO, salvação do corpo e alma. O milagre da salvação veio através da gratidão do leproso.
Ações de graças perpetuam os milagres em nossa vida
Se estamos dispostos a dar graças a Deus nas circunstâncias, não importando quão mal possamos estar, iremos mover fé em nosso espírito e nos prepararemos para os milagres de Deus.

2. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DO LOUVOR

Louvor = feitos de Deus expressos com palavras em atitude de exaltação e glorificação a Ele é fruto do Espírito Santo (Heb 13:15, Gal 6:22). Entrar na presença de Deus com alegria (Sal 22:33, Sal 134:1-3). Ordenança (Sal 148:1-6).
Salmos de Davi:
- Salmos de louvor descritivo.
- Ações de graças relatam diretamente para os salmos de louvor declarativo. Nos salmos de louvor descritivo, o salmista exalta a pessoa de Deus, seus atributos, em essência, quem ele é.
- Salmos de louvor declarativo - a ênfase é no que Deus tem feito para seu povo.
- Declaram a glória de Deus. Um relacionamento com Deus não pode existir sem louvor.
- Não há uma maneira impessoal de expressar louvor ao Todo Poderoso.
- O livro de Salmos é o mais lido pela família cristã.
- Em Salmos encontramos todas as expressões que um homem pode sentir em relação a Deus.
- Alegria, tristeza, desânimo, regozijo.
- Os salmos tem tudo, música, beleza, sabedoria, teologia e experiência.
Origem da palavra
SALMOS é a tradução do Grego para o nome do livro. A palavra grega psalmoi foi primeiro traduzida para o Latim como psalmi e então para o português "salmos". - Literalmente no grego significa, "o bater de dedos nas cordas de um violão ou instrumentos musicais de cordas". Então, o significado mais amplo é de "uma canção com acompanhamento de instrumentos de cordas". O significado do Grego para o titulo do livro é "canções sacras cantadas com acompanhamento musical". - O livro de Salmos é um livro de música. A palavra hebraica para Salmos é tehilim, um termo de música. - O livro mais longo da bíblia é um livro de música. - Algumas vezes os salmos expressam lamento, embora esses salmos sempre terminem em louvor. Ex Salmo 13
Louvor
- Louvor significa falar bem de, exaltar, ou magnificar as virtudes de alguém.
- Louvor vem de um relacionamento íntimo com Deus.
- Louvor deve sempre ser vocal. Não é em silêncio.
- Louvor acontece quando nós falamos para alguém mais sobre a bondade de Deus.
Palavras de louvor
A melhor forma de entender o que significa louvor é examinar as palavras usadas para o louvor no Velho Testamento, e particularmente no livro de Salmos.
HALAL: 
(aleluia) - significa simplesmente, louve o Senhor, ou "Louve Yah". Yah é a forma abreviada da palavra do Velho Testamento Yahweh, traduzido como Jeová.
HALAL 
Significa, ser vangloriado, estar feliz e alegre. A palavra conota uma tremenda explosão de entusiasmo no ato de louvor. Isto é o que uma pessoa faz quando seu time favorito vence uma partida nos últimos cinco minutos do jogo. Se eles são realmente fãs, eles permanecerão, levantarão suas mãos e gritarão em vitória. Esta é a essência do significado da palavra halal. Muito poucos de nós sempre louvam ao Senhor desta forma. Nos vangloriamos e exaltamos a Deus em sua grandeza com tanto entusiasmo e alegria que outras pessoas podem pensar que é uma tolice. O homem que louva ao Senhor dessa maneira é envolvido com o amor que ele sente pelo Senhor. Ele não está agindo como um tolo diante do Senhor.
YADAH: 
(admitir em público), como no Salmo 138:1, "eu darei graças a Ele de todo o meu coração; eu cantarei louvores a Ele diante dos deuses". Em uma tradução melhor do verbo agradecer ou louvar é admitir em público. Esta palavra expressa o verdadeiro significado de louvor. Isto é falando aos outros o que Deus tem feito. Este verbo tem uma significado mais profundo que é de "mão estendida", ou, "lançar a mão". Isto implica em adorar com as mãos levantadas. Esta é a palavra usada em 2 Cro 20:19-21, onde os levitas vão a frente do exército louvando o Senhor. A palavra para louvor em Hebraico é yadah. Quando eles iam eles levantavam as mãos com toda a sua força. Eles expressaram seus louvores a Deus com as mãos levantadas, e é claro, nós sabemos o que aconteceu; o inimigo se auto-destruiu. - Nossas mãos expressam muito de nossa personalidade. Nós podemos fazer um punhal e golpear alguém. Nós podemos alcançar e tocar alguém com nossas mãos e abençoa-las. Ou, nós podemos levantar nossas mãos em louvor a Deus. Salmo 63:4 diz, "Assim eu te bendirei enquanto eu viver, levantarei minhas mãos em teu nome". Posteriormente, abordaremos sobre louvor com as mãos.
BARAK: 
(abençoar) Ele tem nos abençoado mas como podemos abençoar Deus? Salmo 103:1-2 diz, "bendize ao Senhor, O minh’alma: e tudo o que há em mim, bem-diga o seu santo nome. Bendize ao Senhor, o minh’alma, e não esqueça de nenhum dos seus benefícios." Nós bendizemos ao Senhor não esquecendo dEle, e não esquecendo de suas bênçãos. O salmo 103 passa então a enumerar aquelas bênçãos: amor, satisfação, redenção, honra, renovo. Nós abençoamos o Senhor, lembrando de todas essas coisas. Existe um sentimento de ajoelhar-se e bendizer ao Senhor em um ato de adoração na palavra barak. Existe uma reação reflexa em nós que desejamos nos prostrar na presença do Senhor, especialmente em oração. No salmo 72:9-15, Deus prometeu libertar os pobres e aflitos se eles se prostrassem diante dEle pelo ato de se prostrar esperam receber a benção do Senhor. O conceito aqui é muito simples, se nós nos ajoelhamos diante dEle e ficamos na expectativa de receber suas promessas, nós receberemos.
ZAMAR: 
(significa tocar instrumentos de cordas, e refere-se ao louvor que envolve adoração instrumental como está escrito no salmo 150.) - PRECISAMOS INTENSIFICAR EM NOSSO MINISTÉRIO Este é um dos verbos musicais de louvor usado em Salmos. Ele traz a idéia de fazer música de louvor para Deus como no salmo 92:1, "É bom render graças ao Senhor (reconhecimento público a Jeová) e cantar louvores ao teu nome ó Altíssimo." É impossível entender louvor sem entender esse relacionamento de louvor com música. Música foi a principal expressão de louvor pelos filhos de Deus no Velho Testamento. É impossível ter voz se estendendo por muito tempo sem que a música seja envolvida.
SHABACH: 
(significa barulho, falar em alto e de forma convincente) Esta palavra é encontrada no salmo 117:1, "Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o todos os povos." SHABACH também, significa ordenar triunfo, glória e gritos. No salmo 63:3-4 Davi diz, "Porque a tua graça é melhor que a vida, meus lábios te louvam (shabach). Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto viver." Há um tempo quando é apropriado gritar alto ao Senhor. Isto é shabach. Este é o tipo de louvor que faz o diabo fugir.
TOWDAH: 
É relacionada com a palavra yadah. Em algumas versões da Bíblia é traduzido como ações de graças. Também envolve adoração com as mãos. É usado no livro dos Salmos para dar graças a Deus pelas coisas que ainda não aconteceram, assim como para aquelas que já foram realizadas. Salmo 50:23, "O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus." A palavra de louvor aqui é towdah, e tem a conotação de sacrifício distinto.
TOWDAH:
Está diretamente ligado ao conceito de sacrifício e relata louvor. Se estamos dispostos a oferecer sacrifícios de louvor agora, então nós veremos a manifestação da salvação de Deus. Nós O louvamos diante dos acontecimentos. O sacrifício de louvor é um ato de fé é implícito na palavra towdah, especialmente como é usada neste verso. Então é o sacrifício de louvor, alegrando-se em alguma coisa que está prometida na palavra mas ainda não se realizou. Há um grande poder espiritual no uso da Palavra desta maneira. Para nós, hoje, chamamos isso de louvar por fé, exaltando o Senhor pelo que cremos que ainda irá fazer. Como as pessoas elevam as suas mãos e corações ao Senhor, isto envolve sacrifício, especialmente se eles estão com os seus corpos muito doentes. A mente carnal lutará nesta hora e dirá que é um ato ridículo. Mas existe uma grande fé no louvor towdah. É o sacrifício que Deus honra com a operação de milagres.
TEHILLAH: 
(cantar alto) é cantar nossas "aleluias", é usado no Salmo 22:3 onde vemos que Deus habita (sentado, entronizado) nos louvores do seu povo.
- Deus se manifesta em meio a um cântico exuberante. - 2 Cro 20:22, Israel começou a cantar e louvar, Deus preparou emboscadas. - Isto é um tipo especial de cântico. - É o que nós conhecemos hoje como "cantando no espírito". - Essa expressão de louvor traz uma grande unidade no corpo de Cristo. - Outras referências: Salmo 34:1, Salmo 40:3 e Salmo 66:2.
RUAH:
(gritos de alegria). Os crentes do Velho Testamento não tinham problemas em ficar realmente alegres em seu relacionamento com Deus.
- Salmo 95:1, "vinde e cantemos ao Senhor com júbilo, cantemos ao Rochedo da nossa salvação". - Salmo 100:1, "Celebrai ao Senhor com alegria". - Existe uma autenticidade nesse verbo de louvor.
GARA:
(proclamar e anunciar o nome do Senhor)
- Salmo 116:17, "Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graça, e invocarei o nome do Senhor";
NAGAD: 
(declarar)
BASAR:
(proclamar)
RUM:
(exaltar)
O importante a ser observado nessas palavras de louvor no Velho Testamento é que elas são palavras de sons. Louvor no Velho Testamento é sempre acompanhado de sons. Isto é vocal, isto é público, e isto é alegre.
Examinando Salmos, vemos que louvor deve ter uma forte ênfase nos cultos de nossas igrejas hoje. Devemos proporcionar a oportunidade de ministrar uns aos outros em louvor. Precisamos usar os nossos lábios para glorificar o nome do Senhor. Ações de graças relatam a gratidão do homem ao seu Deus, confessando as bênçãos manifestas ou não, enquanto louvor relata os feitos de Deus, enfatizando suas características. Essa distinção não é absoluta, mas é um bom guia.

3. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DA ADORAÇÃO

Na adoração nossa mente ocupa-se com aquilo que Deus é e sua natureza, santo, fiel, puro... Na adoração, diante da santidade de Deus, acabam-se as palavras e temos a oração em línguas ou o silêncio onde nos encontramos exclusivamente com Deus. É quando o homem encontra a plenitude dentro dele. O amor do homem respondendo ao amor do Pai.
A palavra Hebraica para adoração no Velho Testamento é shachah. É traduzida como prostrar, reverenciar, suplicar humildemente. É impossível entender adoração sem relacionar a uma atitude do corpo. Algumas vezes refere-se a levantar as mãos a Deus. Algumas vezes curvar os joelhos. Em Levítico 9:24, as pessoas colocavam o rosto no chão diante do poder do Senhor. A palavra mais usada para adoração no Novo Testamento é proskuneo. Essa palavra é usada mais de 50 vezes. É a combinação de duas palavras gregas pros que significa "ir para" e kuneo que significa "beijar". Proskuneo literalmente significa "ir para beijar". O significado da palavra é perfeitamente expresso pela mulher que lavou os pés de Jesus com lagrimas e então os beijou. Adoração é ter aproximação e contato com Deus. O adorador não irá a Deus como um pedinte, mas como um amante e admirador.
HOMEM É FEITO PARA ADORAR
O homem é essencialmente uma criatura de adoração. Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar mas quem ele vai adorar. Na Bíblia, Deus ordena a sua adoração. Ele não compartilhará adoração com ninguém ou qualquer outra coisa. Quando o Diabo tentou Jesus no deserto ele disse: "todos os reinos do mundo eu te darei se prostrado me adorares", Jesus respondeu a ele: "pois está escrito, só o Senhor Deus adoraras, e só a Ele servirás (Mat 4:10)." Isso ilustra o grande princípio de adoração. O que seja que adoremos, terminaremos servindo. Quanto mais adoramos alguém ou alguma coisa, maior compromisso teremos, e mais semelhantes ficaremos com o que adoramos (Sal 115).
Adorar é uma decisão final.
Não podemos mudar nossa natureza.
Nossa natureza nos manda adorar alguma coisa
Nossa escolha é adoraremos Deus ou alguma coisa mais?
No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira, desejos físicos, dinheiro e posses, líderes políticos e falsas religiões.
Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás. Então, quando adoramos errado, estamos adorando Satanás.
A mulher do poço em João 4, vemos um exemplo clássico de como ou onde adorar.
A atenção de Jesus não estava em condenar os procedimentos da mulher mas sim satisfazer a necessidade de seu espírito de adorar verdadeiramente (Joa 4:23). É espantoso o fato de que Deus procura adoradores. O fato de Deus poder ser adorado é uma grande oportunidade para nós.
ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Na frase "em espírito e em verdade", "em verdade" significa estar absolutamente aberto e honesto diante de Deus, sem esconder nada. Isto envolve expor nossa vida inteira a divina busca do Espírito Santo.
" em espírito" refere-se a uma parte da personalidade humana. Nossa vida como um instrumento conduzido pelo Espírito Santo.
1 Tes 5:23, as escrituras referem-se ao homem como um ser tridimensional. É composto de espírito, alma e corpo. O corpo do homem refere-se ao mundo pelos seus cinco sentidos (consciência do mundo); A alma do homem é sua própria consciência; O espírito do homem é a consciência de Deus; Deus é espírito e os que o adoram devem adorar em espírito e em verdade.
A única forma de adorar é através do espírito. Isto é não é a alma ou corpo que adoram mas o espírito.
Aqueles que verdadeiramente adoram são aqueles que seguem a Deus em seu espírito, mas fazem de acordo com a verdade da palavra de Deus. Paulo diz em Efe 5:18, "e não vos embriagueis com vinho, onde há exagero; mas seja cheio do Espírito." Estando cheio do Espírito, inevitavelmente estaremos nos envolvendo em adoração.
A hora de adorar a Deus é agora, não ontem ou amanhã.
Não devemos esperar o domingo para adorar.
Não precisamos esperar até chegar na igreja.
Deus está disponível para nós todo o tempo.
É muito difícil descrever o que adoração realmente é. É mais fácil descrever o que o adorador faz.
Adorador pode se prostrar, ajoelhar, declinar seu rosto em adoração, mas não é se prostrar ou ajoelhar que faz um verdadeiro adorador.
Adoração é uma resposta a um relacionamento com Deus, mas um relacionamento muito íntimo é muito difícil de ser descrito. Isto envolve: companheirismo; revelação pessoal de Deus para o indivíduo; mas é basicamente um rendimento interior aos pensamentos de Deus freqüentemente acompanhados pelas emoções e ações expressivas do corpo.
Devemos lembrar que é quase impossível descrever em palavras o sentimento interior e sentimentos que envolvem um relacionamento.
MOVENDO PARA A PRESENÇA DE DEUS
Ações de graças, louvor e adoração devem ser comparadas as três áreas do tabernáculo de Moisés. O átrio representa Ações de graças; o santo lugar representa o louvor; e o santo dos santos representa a adoração.
De acordo com Salmo 100, nós entramos em seus portões com ações de graças. Ações de graças relatam nossa gratidão pelo que Deus tem feito, sendo gratos. Como vamos ao átrio do templo nos preparando para ir ao Santo dos Santos, nós começamos relembrando o que Deus tem feito. Isto envolve muita ação do corpo (levantar mãos, bater palmas, gritar...).
Nos movemos para o Santo lugar quando nós louvamos. Louvor é uma função da vontade que é representada pela mesa do banquete no Santo lugar. Isto também segue uma iluminação da mente que é representada pelo candelabro do ouro. Uma mente queimada pelo Espírito Santo, iluminada pelo poder da oração em línguas. O Louvor se torna como um aroma suave ou um incenso do altar de ouro que representa nossas emoções. Primeiro nós devemos louvar a Deus, então santificamos nossas mentes com o poder do Espírito, então nossas emoções tomam conta e nos levam a presença de Deus em adoração.
Quando vamos ao ato final de adoração, temos o convite divino do Senhor mesmo que leva-nos debaixo do seu véu.
Ninguém pode programar a si mesmo para adorar. É um ato de vontade para agradecer a Deus, é um ato de vontade para louvar a Deus. É um ato da vontade de Deus para nos convidar a sua presença no ato de adoração e é somente quando o nosso relacionamento com Deus é consumado em adoração que nós verdadeiramente sentimos que estamos onde Ele está e Ele está onde nós estamos.

 
1ª QUADRANGULAR DE IPABA - © 2007 Template feito por Templates para Você