Roberto Shinyashiki
Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br
O brilho de qualquer bom líder é, justamente,conseguir unir
as grandes habilidades de cada membro e elevar a auto-estima de todos, para que
satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do
cotidiano.
Quantas vezes você já não ouviu inúmeras pessoas clamarem
sobre a importância do líder dentro das empresas? Sem dúvida ela é crucial.
Empresas sem bons líderes dispersam-se na busca de seus objetivos, fazendo com
que suas metas expirem.
O problema é que, nem sempre, as organizações têm líderes
preparados. Muita gente é promovida sem treinamento e experiência e acaba
gerando um nível de estresse em todos os membros da equipe. Isso porque,
tornar-se difícil remar na mesma direção. É preciso entender que para ser um
líder, antes de qualquer coisa, é necessário entender de gente. Não há
escapatória, empresas são construídas por pessoas e não por máquinas. A
princípio, recursos tecnológicos todos têm, mas a principal vantagem
competitiva é o valor que cada um de nós pode agregar à organização, ao seu
trabalho e à comunidade. Por isso, insisto que o líder é um profissional capaz
de destacar e "retirar" as melhores qualidades de cada indivíduo e
transformá-las em resultados.
Simples? Nem tanto, se fosse assim, teríamos um mercado
saturado de profissionais imperdíveis. Por que é tão complicado encontrar
excelentes líderes? Porque, quase sempre, não formam equipes independentes e
criativas. O brilho de qualquer bom líder é, justamente, conseguir unir as
grandes habilidades de cada membro e elevar a autoestima de todos, para que
satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do
cotidiano.
O que faz, então, de um líder especial?
1- Conhecer o negócio da empresa
Quando o líder conhece as metas, desafios, fragilidades e os
pontos fortes da empresa, pode criar na equipe a consciência da necessidade da
vitória e, por isso, o comprometimento com a mudança. Assim, conhecer o negócio
da empresa significa ter competência para intuir, imaginar, farejar novos
negócios e também os obstáculos que irão aparecer no meio do caminho. O
líder-campeão sabe do que as pessoas vão precisar, antes que elas mesmas
saibam. Suas palavras motivam pelos fatos, suas idéias são baseadas na
realidade, as hipóteses fazem parte das reflexões e suas ações são alinhadas
com a organização.
2- Administrar o presente enquanto cria o futuro
O verdadeiro líder sabe que o barco não pode parar para
construir o futuro. Por isso, trabalha sintonizado com as três dimensões do
tempo: o passado, para não repetir erros já cometidos; o presente, porque é
nessa dimensão do tempo que as ações acontecem; e principalmente, o futuro,
pois sabe que nele se encontram todas as ameaças e oportunidades.
Assim, o líder-campeão administra a evolução de sua empresa
e, ao mesmo tempo, cria a solidez necessária para realizar a revolução que
levará o seu negócio ao pódio! Sabe identificar problemas não previstos,
decodificar os emergentes, corrigir os já existentes e analisar o desempenho da
equipe, não perdendo de vista os objetivos a serem alcançados (respeita o
planejamento).
3- Transformar ameaças em oportunidades
O líder-campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro.
Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar
novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda
mais estimulado a utilizar a sua criatividade para inventar uma nova maneira de
vencer o desafio. O campeão se alimenta dos desafios que encontra pela frente,
porque não tem medo do desconhecido.
Quando eu era criança, morava em Santos e, sempre que podia,
assistia aos treinos do maravilhoso Santos de Pelé. Havia um detalhe do
treinamento que chamava muito a minha atenção: Pelé era sempre o último a sair.
Depois que os outros iam embora, ele continuava treinando cobrança de faltas,
cabeceio, e eu não conseguia entender por que ele agia assim se já era
considerado o melhor jogador do mundo. Muitos anos depois, entendi: ele era o
melhor do mundo justamente porque fazia aquilo.
4- Criar paixão por resultados
O líder-campeão sabe que a empresa cresce com os bons
resultados. Sabe que a sua equipe vai aumentar a autoestima à medida que
conseguir o aprimoramento da sua performance. Atua em relação aos colaboradores
da mesma forma que o treinador de um time de atletas olímpicos, ou seja,
estimulando todos a superar os próprios limites.
Para o campeão, a palavra “empregado” está fora de moda, ele
quer pessoas que colaborem, vibrem com o trabalho, parceiros, gente que tenha
paixão por vitórias. O seu negócio é produzir resultados a partir de seres
humanos motivados, porque são eles que fazem a imagem da empresa. Para motivar
seus colaboradores e criar a chamada paixão por resultados, os campeões propõem
treinamentos específicos, oferecem prêmios por resultados, aperfeiçoam as
condições de trabalho e conseguem a participação de todos!
5- Facilitar o aparecimento de novos líderes
Dentro de cada um de seus colaboradores existe,
frequentemente adormecido, um campeão. O líder-campeão sabe ver as fortes
árvores escondidas no cerne da semente. Onde os outros vêem mais um office-boy,
ele consegue enxergar um futuro gerente.
O líder-campeão tem prazer em trabalhar com pessoas
competentes, por isso abre espaço para que os membros de sua equipe assumam
responsabilidades e sempre comemora o crescimento dos seus colaboradores.
Para uma empresa crescer, é necessário que os seus
colaboradores cresçam primeiro e isso só é possível a partir de um programa de
evolução permanente. Empresas-campeãs são formadas por seres humanos campeões.
São as pessoas conscientes, motivadas, treinadas, competentes e participantes
que constroem cada uma das vitórias!
6- Criar equipes integradas e comprometidas
Um time não significa apenas a união de bons jogadores,
assim como o casamento não é simplesmente a união de duas pessoas. Na empresa,
assim como no casamento e nos esportes, todos precisam desempenhar muito bem o
seu papel para obter o melhor resultado. A falha de um dos elementos da equipe
compromete a imagem da organização. E a imagem de uma empresa geralmente é
criada pelas pessoas de menor nível hierárquico. A camareira é talvez a maior
responsável pela impressão que o cliente tem do hotel, assim como a aeromoça, o
garçom, a enfermeira e a recepcionista definem a imagem de suas empresas.
Os verdadeiros campeões sabem orientar e acompanhar o seu
time, pois estão conscientes de que dependem dele para alcançar as mais
importantes vitórias.
7- Evoluir sempre
O problema não é o seu objetivo, mas sim a maneira como você
procura alcançá-lo. A sua vida muda quando você muda! Se você quer que os seus
resultados mudem, você tem que mudar antes. A sua capacidade determina o
tamanho das suas conquistas. Por isso, o líder-campeão adora vitórias, não para
receber elogios, mas para conhecer a sua força.
Estar vivo é estar em permanente evolução! Por isso, deixe o
passado para trás, seja ele feito de vitórias ou derrotas. No caso das
derrotas, o líder-campeão analisa seus erros, faz um novo projeto e tenta mudar
os rumos de sua empresa. Quanto às vitórias, elas existem para serem
comemoradas, mas jamais devem estimular a acomodação, do tipo "Já ganhei
mesmo, agora posso descansar". O líder-campeão sabe que a concorrência
está sempre à espreita e subestimá-la é o primeiro passo para perder o lugar.
Para fazer novas conquistas, é preciso deixar para trás as velhas, que já não
são mais úteis.
Crescer é difícil, mas o campeão adora esse tipo de
trabalho. Ele está sempre expandindo os seus horizontes, reavaliando suas
atitudes e tem uma maneira quase poética de viver. Ele sabe que as melhores
conquistas são aquelas que trazem a paz de espírito, por isso preza mais a
sabedoria do que a genialidade.
Pronto, você já tem o mapa do tesouro completo em suas mãos.
A partir deste momento, o compromisso é somente com você mesmo. Sempre que
tiver uma meta muito difícil de realizar, lembre que a vida é a doce arte de
transformar o impossível em realidade. Por isso, não permita que ninguém
destrua seus sonhos. Vá atrás deles, pois eles definirão o tamanho da sua vida.
Você já conhece os pontos fracos das empresas e os novos
desafios dos líderes, portanto, está consciente da caminhada. Como dizia o
poeta: "Caminhante, não existe caminho. O caminho se faz ao
caminhar".
Um abraço,
Roberto Shinyashiki