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terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O brilho de tornar-se um líder


Roberto Shinyashiki
Fonte: http://shinyashiki.uol.com.br




O brilho de qualquer bom líder é, justamente,conseguir unir as grandes habilidades de cada membro e elevar a auto-estima de todos, para que satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do cotidiano.




Quantas vezes você já não ouviu inúmeras pessoas clamarem sobre a importância do líder dentro das empresas? Sem dúvida ela é crucial. Empresas sem bons líderes dispersam-se na busca de seus objetivos, fazendo com que suas metas expirem.


O problema é que, nem sempre, as organizações têm líderes preparados. Muita gente é promovida sem treinamento e experiência e acaba gerando um nível de estresse em todos os membros da equipe. Isso porque, tornar-se difícil remar na mesma direção. É preciso entender que para ser um líder, antes de qualquer coisa, é necessário entender de gente. Não há escapatória, empresas são construídas por pessoas e não por máquinas. A princípio, recursos tecnológicos todos têm, mas a principal vantagem competitiva é o valor que cada um de nós pode agregar à organização, ao seu trabalho e à comunidade. Por isso, insisto que o líder é um profissional capaz de destacar e "retirar" as melhores qualidades de cada indivíduo e transformá-las em resultados.


Simples? Nem tanto, se fosse assim, teríamos um mercado saturado de profissionais imperdíveis. Por que é tão complicado encontrar excelentes líderes? Porque, quase sempre, não formam equipes independentes e criativas. O brilho de qualquer bom líder é, justamente, conseguir unir as grandes habilidades de cada membro e elevar a autoestima de todos, para que satisfação, felicidade e qualidade de vida sejam os pilares centrais do cotidiano.


O que faz, então, de um líder especial?


1- Conhecer o negócio da empresa


Quando o líder conhece as metas, desafios, fragilidades e os pontos fortes da empresa, pode criar na equipe a consciência da necessidade da vitória e, por isso, o comprometimento com a mudança. Assim, conhecer o negócio da empresa significa ter competência para intuir, imaginar, farejar novos negócios e também os obstáculos que irão aparecer no meio do caminho. O líder-campeão sabe do que as pessoas vão precisar, antes que elas mesmas saibam. Suas palavras motivam pelos fatos, suas idéias são baseadas na realidade, as hipóteses fazem parte das reflexões e suas ações são alinhadas com a organização.


2- Administrar o presente enquanto cria o futuro


O verdadeiro líder sabe que o barco não pode parar para construir o futuro. Por isso, trabalha sintonizado com as três dimensões do tempo: o passado, para não repetir erros já cometidos; o presente, porque é nessa dimensão do tempo que as ações acontecem; e principalmente, o futuro, pois sabe que nele se encontram todas as ameaças e oportunidades.


Assim, o líder-campeão administra a evolução de sua empresa e, ao mesmo tempo, cria a solidez necessária para realizar a revolução que levará o seu negócio ao pódio! Sabe identificar problemas não previstos, decodificar os emergentes, corrigir os já existentes e analisar o desempenho da equipe, não perdendo de vista os objetivos a serem alcançados (respeita o planejamento).


3- Transformar ameaças em oportunidades


O líder-campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro. Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda mais estimulado a utilizar a sua criatividade para inventar uma nova maneira de vencer o desafio. O campeão se alimenta dos desafios que encontra pela frente, porque não tem medo do desconhecido.


Quando eu era criança, morava em Santos e, sempre que podia, assistia aos treinos do maravilhoso Santos de Pelé. Havia um detalhe do treinamento que chamava muito a minha atenção: Pelé era sempre o último a sair. Depois que os outros iam embora, ele continuava treinando cobrança de faltas, cabeceio, e eu não conseguia entender por que ele agia assim se já era considerado o melhor jogador do mundo. Muitos anos depois, entendi: ele era o melhor do mundo justamente porque fazia aquilo.


4- Criar paixão por resultados


O líder-campeão sabe que a empresa cresce com os bons resultados. Sabe que a sua equipe vai aumentar a autoestima à medida que conseguir o aprimoramento da sua performance. Atua em relação aos colaboradores da mesma forma que o treinador de um time de atletas olímpicos, ou seja, estimulando todos a superar os próprios limites.


Para o campeão, a palavra “empregado” está fora de moda, ele quer pessoas que colaborem, vibrem com o trabalho, parceiros, gente que tenha paixão por vitórias. O seu negócio é produzir resultados a partir de seres humanos motivados, porque são eles que fazem a imagem da empresa. Para motivar seus colaboradores e criar a chamada paixão por resultados, os campeões propõem treinamentos específicos, oferecem prêmios por resultados, aperfeiçoam as condições de trabalho e conseguem a participação de todos!


5- Facilitar o aparecimento de novos líderes


Dentro de cada um de seus colaboradores existe, frequentemente adormecido, um campeão. O líder-campeão sabe ver as fortes árvores escondidas no cerne da semente. Onde os outros vêem mais um office-boy, ele consegue enxergar um futuro gerente.


O líder-campeão tem prazer em trabalhar com pessoas competentes, por isso abre espaço para que os membros de sua equipe assumam responsabilidades e sempre comemora o crescimento dos seus colaboradores.


Para uma empresa crescer, é necessário que os seus colaboradores cresçam primeiro e isso só é possível a partir de um programa de evolução permanente. Empresas-campeãs são formadas por seres humanos campeões. São as pessoas conscientes, motivadas, treinadas, competentes e participantes que constroem cada uma das vitórias!


6- Criar equipes integradas e comprometidas


Um time não significa apenas a união de bons jogadores, assim como o casamento não é simplesmente a união de duas pessoas. Na empresa, assim como no casamento e nos esportes, todos precisam desempenhar muito bem o seu papel para obter o melhor resultado. A falha de um dos elementos da equipe compromete a imagem da organização. E a imagem de uma empresa geralmente é criada pelas pessoas de menor nível hierárquico. A camareira é talvez a maior responsável pela impressão que o cliente tem do hotel, assim como a aeromoça, o garçom, a enfermeira e a recepcionista definem a imagem de suas empresas.


Os verdadeiros campeões sabem orientar e acompanhar o seu time, pois estão conscientes de que dependem dele para alcançar as mais importantes vitórias.


7- Evoluir sempre


O problema não é o seu objetivo, mas sim a maneira como você procura alcançá-lo. A sua vida muda quando você muda! Se você quer que os seus resultados mudem, você tem que mudar antes. A sua capacidade determina o tamanho das suas conquistas. Por isso, o líder-campeão adora vitórias, não para receber elogios, mas para conhecer a sua força.


Estar vivo é estar em permanente evolução! Por isso, deixe o passado para trás, seja ele feito de vitórias ou derrotas. No caso das derrotas, o líder-campeão analisa seus erros, faz um novo projeto e tenta mudar os rumos de sua empresa. Quanto às vitórias, elas existem para serem comemoradas, mas jamais devem estimular a acomodação, do tipo "Já ganhei mesmo, agora posso descansar". O líder-campeão sabe que a concorrência está sempre à espreita e subestimá-la é o primeiro passo para perder o lugar. Para fazer novas conquistas, é preciso deixar para trás as velhas, que já não são mais úteis.


Crescer é difícil, mas o campeão adora esse tipo de trabalho. Ele está sempre expandindo os seus horizontes, reavaliando suas atitudes e tem uma maneira quase poética de viver. Ele sabe que as melhores conquistas são aquelas que trazem a paz de espírito, por isso preza mais a sabedoria do que a genialidade.


Pronto, você já tem o mapa do tesouro completo em suas mãos. A partir deste momento, o compromisso é somente com você mesmo. Sempre que tiver uma meta muito difícil de realizar, lembre que a vida é a doce arte de transformar o impossível em realidade. Por isso, não permita que ninguém destrua seus sonhos. Vá atrás deles, pois eles definirão o tamanho da sua vida.


Você já conhece os pontos fracos das empresas e os novos desafios dos líderes, portanto, está consciente da caminhada. Como dizia o poeta: "Caminhante, não existe caminho. O caminho se faz ao caminhar".


Um abraço,


Roberto Shinyashiki

 
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