Aviso Importante

Olá meus amigos irmãos em cristo e seguidores deste Blog,quero informar que já já estaremos em outro Blog com novo endereço,e com muitas novidades para vocês aguardem um forte abraço.
Radio Playlist: Solouvor.net

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Noé,o homem que fez Deus sorrir.

O século XIX foi marcado por grandes avanços cientifico. E dentre as correntes cientifico-filosofica da época destaca-se o Determinismo de Hipólito Taime, que afirmava: O comportamento humano é determinado por três aspectos básicos: A raça, o meio e o momento histórico. Porém, se Taime tivessem analisado a vida de um expressivo personagem bíblico esta teoria não teria se validado.
            No período que este personagem viveu o homem estava moralmente arruinado, levavam uma vida sem pudor, preocupado com seu próprio prazer, em profundo estado de desintegração moral e espiritual, ao ponto de Deus se arrepender de ter-lo feito.  Mas, em meio ao caos espiritual e moral Deus encontra um ser humano integro, autêntico, sincero e temente a Ele, Noé.
            A Bíblia relata em Gênesis 6:8 que Noé era um dava alegria ao Senhor, pois embora vivendo numa sociedade corrompida, distante dos padrões divino ele não se contaminou. Juntamente com sua família desenvolveu um estilo de vida que agradava a Deus e O fazia sorrir.
            Rick Warren, no livro Uma vida com propósito discorre sobre a vida de Noé, ressaltando os atos de adoração que fizeram Deus ter prazer ao observar a existência deste grande homem.
            Noé amava o Senhor antes de qualquer coisa. A Bíblia elucida em Gênesis 6: 9 que durante toda sua vida ele seguia a Deus ininterruptamente e desfrutava de um íntimo relacionamento com o seu criador.
            Além de amar Deus, Noé confiava cegamente nEle mesmo quando as circunstâncias diziam para não acreditar. Conforme Warren havia três problemas que poderia ter despertado dúvidas neste homem no momento eu Deus ordenou que construísse a arca. Primeiro: Ele jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo. Segundo: Noé vivia a centena de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água? Terceiro: Havia o problema de reunir todos os animais e depois tomar conta deles. (Warren, 2003 p.63). Todavia diante destas adversidades Noé não reclamou e nem deu desculpas; confiou em Deus completamente.
            O amor e a confiança que este personagem tinha em Deus contribuíram para ele obedecer fielmente ao Senhor. Trabalhou cento e vinte dias na construção da arca sem duvidar, sem hesitar e sem se preocupar com as críticas que vinha da sociedade. Certamente o rotulado de louco.
            Embora o Determinismo de Taime no século XIX afirmava que o homem é fruto do meio, a milhões de anos a.C Noé fez Deus sorrir lançando por terra teoria. Porque mesmo vivendo em sociedade adúltera não se influenciou, ou seja, não foi fruto do meio, contudo escolheu viver uma vida que desse prazer ao seu Criador.
            Portanto espera-se que o exemplo deste grande personagem bíblico seja referencial para geração do século XXI. Noé ensina que é possível fazer a diferença mesmo vivendo numa sociedade pervertida e corrupta.

Referência.
WARREN, RICK. Uma vida com propósito: Você não está aqui por acaso. -São Paulo:Vida,2003.


Miriam Moreira é membra da Igreja Batista Memorial em Aiquara,   Diretora Estatutária,  Professora da Escola Bíblica Dominical e Diretora do Ministério Jovem.Contato: miri_aguia1@hotmail.com

 
1ª QUADRANGULAR DE IPABA - © 2007 Template feito por Templates para Você