Aviso Importante

Olá meus amigos irmãos em cristo e seguidores deste Blog,quero informar que já já estaremos em outro Blog com novo endereço,e com muitas novidades para vocês aguardem um forte abraço.
Radio Playlist: Solouvor.net

sábado, 12 de dezembro de 2009

Miquéias:Justiça e esperança



Miquéias estava convencido que Judá estava caminhando para um desastre por causa dos pecados nacionais e idolatria de seus líderes.
"Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de Juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado" - Mq 3:8.
Os pecados nacionais estão presente em todo o seu livro:
1. Idolatria (1:7; 6:16)
2. Cobiça e opressão (2:2)
3. Violência (3:10; 6:12; 7:2)
4. Apoio aos falsos profetas (2:6,11)
5. Corrupção dos governantes (3:1-3)
6. Corrupção dos profetas (3:5-7)
8. Suborno (3:9,11; 7:3)
8. Desonestidade (6:10,11)


Todavia, em meio a toda esta situação há quatro destaques que DEUS nos mostra atravez deste grande profeta:
1. "Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente"(2:7b).
Isto explica muita coisa na vida humana. Sabemos que a presença de DEUS incomoda aqueles que estão "devendo" alguma coisa a Ele.


2. "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade"(5:2)
Este texto é citado pelo evangelista Mateus em 2:5-6, sete séculos depois de Miquéias haver profetizado.


3. "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS" (6:8)
Certamente este é um dos versículos mais conhecidos desta profecia. Ele está em contraste com a falsa religiosidade. O que DEUS quer não são milhares de holocaustos, mas sim, verdadeira relogiosidade. 

4. O perdão e a misericórdia de DEUS 

"Quem é comparável a ti, ó DEUS, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tem prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar". (mq 7:18-19) NVI
É maravilhosa a forma que o profeta encerra sua profecia: exaltando o grande amor de DEUS. Ao longo dos séculos, desde quando este texto foi registrado, é certo que milhares e milhares de pessoas encontraram consolo e cura emocional nestes dois versículos. Quanta coisas de nossa vida e do nosso passado precisavam ser lançadas nas "profundezas do mar"!! E DEUS fez isso. Louvado seja o Seu nome!

 
1ª QUADRANGULAR DE IPABA - © 2007 Template feito por Templates para Você