Aviso Importante

Olá meus amigos irmãos em cristo e seguidores deste Blog,quero informar que já já estaremos em outro Blog com novo endereço,e com muitas novidades para vocês aguardem um forte abraço.
Radio Playlist: Solouvor.net

sábado, 12 de dezembro de 2009

AÇÕES DE GRAÇA ADORAÇÃO E LOUVOR

Miguel Levy
É muito comum encontrarmos alguém confundindo louvor com música, ações de graças, adoração, animar pessoas com celebrar ao Deus vivo e eterno. Mas a Bíblia nos mostra bem claro e definido todos esses termos. Ações de graças, louvor e adoração são distintos e como tal devem ser tratados de forma diferente, principalmente, quando sabemos que são ações voltadas e direcionadas ao nosso Deus, que não nos confundiu com qualquer coisa, nos escolheu e nos separou para sermos verdadeiros adoradores.
· AÇÕES DE GRAÇAS: Atitude de gratidão por um benefício recebido.
· LOUVOR: Caráter de Deus, quem Ele é.
· ADORAÇÃO: Refere-se diretamente a santidade de Deus.

1. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DE AÇÕES DE GRAÇAS

Ações de graças expressam a gratidão que temos por Deus em relação a todos os benefícios que Ele fez, faz e fará por nós. Ações de graças e louvor devem ser tratados distintamente pois existem diferenças que não podemos esquecer.
· Ações de graças é uma expressão do Novo Testamento;
· Louvor é uma expressão do Velho Testamento;
· Ações de graças pode ser realizado em privacidade, são referenciados no idioma Grego;
· Louvor usado em Hebraico tem conotação de ser público e aberto;
· Ações de graças ocorrem quando nos dirigimos a Deus em oração;
· Louvor ocorre quando agradecemos a Deus publicamente.
Ações de graças é uma expressão de gratidão (Sal 13:6) Confissão de bênçãos, Sair ao Encontro (Sal 95:2), Sacrifício a Deus, submeter a carne (1 Tes 5:18)
Na cultura do Velho Testamento a palavra usada para "obrigado" era "louvor". No grego do Novo Testamento a palavra "obrigado" é CHARIS relacionada à graça.
“AÇÕES DE GRAÇAS É APROPRIAR-SE DA RESPOSTA PARA A GRAÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.”
Nós devemos dar graças
· 1 Tes 5:16-19 >> Esta é a vontade de Deus para nós;
· Nem tudo que acontece em nossa vida vem de Deus;
· 1 Joa 3:8 - Jesus veio para destruir as obras do mal, então o mal tem agido entre nós;
· Joa 10:10 - As obras do mal são: matar, roubar e destruir;
· 1 Tes 5:18 - dar graças EM todas as coisas e não POR todas as coisas.
Ex: 1 Ped 2:24 - dar graças em meio as enfermidades; Exo 15:26 - Damos graças pelas respostas de Deus aos ataques de Satanás.
PODEMOS DAR GRAÇAS PELA PALAVRA DE DEUS, AÇÕES DE GRAÇAS MOVEM A NOSSA FÉ E NOS PREPARAM PARA O MILAGRE.
Ações de graças são frutos do Espírito
Efe 5:17-20 - Ações de graças é uma expressão da plenitude do Espírito; V. 17 - devemos entender a vontade de Deus, estar cheio do Espírito; v. 19 - como completar a vontade de Deus; Não peça para ser cheio do Espírito se você não dá graças a Deus com freqüência;
Mat 12:34 - se o coração está cheio de ações de graças, isto virá a sua boca; A unção do Espírito continuamente está manifesta nas ações de graças que vem pela nossa boca.
Devemos preparar o homem interior para o que Deus faz no Espírito
Sal 100: 4-5 - entramos na presença do Senhor com ações de graças; Fil 4:6-7 - Suplicas e ações de graças; Ações de graças devem preceder tudo o que fazemos. Ações de graças é um passo preliminar para uma grande fé; é impossível relacionar as bênçãos de Deus sem que o homem interior seja fortalecido em fé.
Ações de graças fortalecem a fé
Quando começamos a ser gratos, enumerar o que Deus tem feito, não demora muito para nos alegrarmos com o que Ele pode fazer agora. Dar testemunho do que Deus tem feito irrita Satanás. Paulo fez isso. Fil 4:6 - Paulo fazia isso regularmente. Todas as orações de Paulo começavam com ações de graças Rom 1:8 - "primeiro, eu agradeço ao meu Deus por todos vocês" Efe 1:16 - "eu não cesso de dar graças a Deus por vocês" Fil 1:3 - "Eu agradeço ao meu Deus por todas as lembranças de vocês" 1 Tes 1:2 - "Nós damos graças a Deus sempre por todos vocês" 2 Tim 1:3 - "Graças a Deus".
Joa 6 - Jesus Deus exemplo, antes dos milagres (5 mil pessoas foram alimentadas).
Ações de graças ativam milagres
Jesus agiu como homem, mas sob o poder do Espírito Santo operando em sua vida. Ats 10:38 - Deus ungiu Jesus com espírito e poder e Jesus fez milagres como homem. Ações de graças acionavam a habilidade do Espírito em Jesus para fazer milagres. Joa 11 - Jesus levanta Lázaro, Jesus agradece e dispara o gatilho para o grande milagre do seu ministério.
Ações de graças foram o prelúdio dos milagres na vida de Jesus. Luc 17 - os leprosos curados; V 15, a palavra usada para o que voltou foi SOZO, salvação do corpo e alma. O milagre da salvação veio através da gratidão do leproso.
Ações de graças perpetuam os milagres em nossa vida
Se estamos dispostos a dar graças a Deus nas circunstâncias, não importando quão mal possamos estar, iremos mover fé em nosso espírito e nos prepararemos para os milagres de Deus.

2. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DO LOUVOR

Louvor = feitos de Deus expressos com palavras em atitude de exaltação e glorificação a Ele é fruto do Espírito Santo (Heb 13:15, Gal 6:22). Entrar na presença de Deus com alegria (Sal 22:33, Sal 134:1-3). Ordenança (Sal 148:1-6).
Salmos de Davi:
- Salmos de louvor descritivo.
- Ações de graças relatam diretamente para os salmos de louvor declarativo. Nos salmos de louvor descritivo, o salmista exalta a pessoa de Deus, seus atributos, em essência, quem ele é.
- Salmos de louvor declarativo - a ênfase é no que Deus tem feito para seu povo.
- Declaram a glória de Deus. Um relacionamento com Deus não pode existir sem louvor.
- Não há uma maneira impessoal de expressar louvor ao Todo Poderoso.
- O livro de Salmos é o mais lido pela família cristã.
- Em Salmos encontramos todas as expressões que um homem pode sentir em relação a Deus.
- Alegria, tristeza, desânimo, regozijo.
- Os salmos tem tudo, música, beleza, sabedoria, teologia e experiência.
Origem da palavra
SALMOS é a tradução do Grego para o nome do livro. A palavra grega psalmoi foi primeiro traduzida para o Latim como psalmi e então para o português "salmos". - Literalmente no grego significa, "o bater de dedos nas cordas de um violão ou instrumentos musicais de cordas". Então, o significado mais amplo é de "uma canção com acompanhamento de instrumentos de cordas". O significado do Grego para o titulo do livro é "canções sacras cantadas com acompanhamento musical". - O livro de Salmos é um livro de música. A palavra hebraica para Salmos é tehilim, um termo de música. - O livro mais longo da bíblia é um livro de música. - Algumas vezes os salmos expressam lamento, embora esses salmos sempre terminem em louvor. Ex Salmo 13
Louvor
- Louvor significa falar bem de, exaltar, ou magnificar as virtudes de alguém.
- Louvor vem de um relacionamento íntimo com Deus.
- Louvor deve sempre ser vocal. Não é em silêncio.
- Louvor acontece quando nós falamos para alguém mais sobre a bondade de Deus.
Palavras de louvor
A melhor forma de entender o que significa louvor é examinar as palavras usadas para o louvor no Velho Testamento, e particularmente no livro de Salmos.
HALAL: 
(aleluia) - significa simplesmente, louve o Senhor, ou "Louve Yah". Yah é a forma abreviada da palavra do Velho Testamento Yahweh, traduzido como Jeová.
HALAL 
Significa, ser vangloriado, estar feliz e alegre. A palavra conota uma tremenda explosão de entusiasmo no ato de louvor. Isto é o que uma pessoa faz quando seu time favorito vence uma partida nos últimos cinco minutos do jogo. Se eles são realmente fãs, eles permanecerão, levantarão suas mãos e gritarão em vitória. Esta é a essência do significado da palavra halal. Muito poucos de nós sempre louvam ao Senhor desta forma. Nos vangloriamos e exaltamos a Deus em sua grandeza com tanto entusiasmo e alegria que outras pessoas podem pensar que é uma tolice. O homem que louva ao Senhor dessa maneira é envolvido com o amor que ele sente pelo Senhor. Ele não está agindo como um tolo diante do Senhor.
YADAH: 
(admitir em público), como no Salmo 138:1, "eu darei graças a Ele de todo o meu coração; eu cantarei louvores a Ele diante dos deuses". Em uma tradução melhor do verbo agradecer ou louvar é admitir em público. Esta palavra expressa o verdadeiro significado de louvor. Isto é falando aos outros o que Deus tem feito. Este verbo tem uma significado mais profundo que é de "mão estendida", ou, "lançar a mão". Isto implica em adorar com as mãos levantadas. Esta é a palavra usada em 2 Cro 20:19-21, onde os levitas vão a frente do exército louvando o Senhor. A palavra para louvor em Hebraico é yadah. Quando eles iam eles levantavam as mãos com toda a sua força. Eles expressaram seus louvores a Deus com as mãos levantadas, e é claro, nós sabemos o que aconteceu; o inimigo se auto-destruiu. - Nossas mãos expressam muito de nossa personalidade. Nós podemos fazer um punhal e golpear alguém. Nós podemos alcançar e tocar alguém com nossas mãos e abençoa-las. Ou, nós podemos levantar nossas mãos em louvor a Deus. Salmo 63:4 diz, "Assim eu te bendirei enquanto eu viver, levantarei minhas mãos em teu nome". Posteriormente, abordaremos sobre louvor com as mãos.
BARAK: 
(abençoar) Ele tem nos abençoado mas como podemos abençoar Deus? Salmo 103:1-2 diz, "bendize ao Senhor, O minh’alma: e tudo o que há em mim, bem-diga o seu santo nome. Bendize ao Senhor, o minh’alma, e não esqueça de nenhum dos seus benefícios." Nós bendizemos ao Senhor não esquecendo dEle, e não esquecendo de suas bênçãos. O salmo 103 passa então a enumerar aquelas bênçãos: amor, satisfação, redenção, honra, renovo. Nós abençoamos o Senhor, lembrando de todas essas coisas. Existe um sentimento de ajoelhar-se e bendizer ao Senhor em um ato de adoração na palavra barak. Existe uma reação reflexa em nós que desejamos nos prostrar na presença do Senhor, especialmente em oração. No salmo 72:9-15, Deus prometeu libertar os pobres e aflitos se eles se prostrassem diante dEle pelo ato de se prostrar esperam receber a benção do Senhor. O conceito aqui é muito simples, se nós nos ajoelhamos diante dEle e ficamos na expectativa de receber suas promessas, nós receberemos.
ZAMAR: 
(significa tocar instrumentos de cordas, e refere-se ao louvor que envolve adoração instrumental como está escrito no salmo 150.) - PRECISAMOS INTENSIFICAR EM NOSSO MINISTÉRIO Este é um dos verbos musicais de louvor usado em Salmos. Ele traz a idéia de fazer música de louvor para Deus como no salmo 92:1, "É bom render graças ao Senhor (reconhecimento público a Jeová) e cantar louvores ao teu nome ó Altíssimo." É impossível entender louvor sem entender esse relacionamento de louvor com música. Música foi a principal expressão de louvor pelos filhos de Deus no Velho Testamento. É impossível ter voz se estendendo por muito tempo sem que a música seja envolvida.
SHABACH: 
(significa barulho, falar em alto e de forma convincente) Esta palavra é encontrada no salmo 117:1, "Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o todos os povos." SHABACH também, significa ordenar triunfo, glória e gritos. No salmo 63:3-4 Davi diz, "Porque a tua graça é melhor que a vida, meus lábios te louvam (shabach). Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto viver." Há um tempo quando é apropriado gritar alto ao Senhor. Isto é shabach. Este é o tipo de louvor que faz o diabo fugir.
TOWDAH: 
É relacionada com a palavra yadah. Em algumas versões da Bíblia é traduzido como ações de graças. Também envolve adoração com as mãos. É usado no livro dos Salmos para dar graças a Deus pelas coisas que ainda não aconteceram, assim como para aquelas que já foram realizadas. Salmo 50:23, "O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus." A palavra de louvor aqui é towdah, e tem a conotação de sacrifício distinto.
TOWDAH:
Está diretamente ligado ao conceito de sacrifício e relata louvor. Se estamos dispostos a oferecer sacrifícios de louvor agora, então nós veremos a manifestação da salvação de Deus. Nós O louvamos diante dos acontecimentos. O sacrifício de louvor é um ato de fé é implícito na palavra towdah, especialmente como é usada neste verso. Então é o sacrifício de louvor, alegrando-se em alguma coisa que está prometida na palavra mas ainda não se realizou. Há um grande poder espiritual no uso da Palavra desta maneira. Para nós, hoje, chamamos isso de louvar por fé, exaltando o Senhor pelo que cremos que ainda irá fazer. Como as pessoas elevam as suas mãos e corações ao Senhor, isto envolve sacrifício, especialmente se eles estão com os seus corpos muito doentes. A mente carnal lutará nesta hora e dirá que é um ato ridículo. Mas existe uma grande fé no louvor towdah. É o sacrifício que Deus honra com a operação de milagres.
TEHILLAH: 
(cantar alto) é cantar nossas "aleluias", é usado no Salmo 22:3 onde vemos que Deus habita (sentado, entronizado) nos louvores do seu povo.
- Deus se manifesta em meio a um cântico exuberante. - 2 Cro 20:22, Israel começou a cantar e louvar, Deus preparou emboscadas. - Isto é um tipo especial de cântico. - É o que nós conhecemos hoje como "cantando no espírito". - Essa expressão de louvor traz uma grande unidade no corpo de Cristo. - Outras referências: Salmo 34:1, Salmo 40:3 e Salmo 66:2.
RUAH:
(gritos de alegria). Os crentes do Velho Testamento não tinham problemas em ficar realmente alegres em seu relacionamento com Deus.
- Salmo 95:1, "vinde e cantemos ao Senhor com júbilo, cantemos ao Rochedo da nossa salvação". - Salmo 100:1, "Celebrai ao Senhor com alegria". - Existe uma autenticidade nesse verbo de louvor.
GARA:
(proclamar e anunciar o nome do Senhor)
- Salmo 116:17, "Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graça, e invocarei o nome do Senhor";
NAGAD: 
(declarar)
BASAR:
(proclamar)
RUM:
(exaltar)
O importante a ser observado nessas palavras de louvor no Velho Testamento é que elas são palavras de sons. Louvor no Velho Testamento é sempre acompanhado de sons. Isto é vocal, isto é público, e isto é alegre.
Examinando Salmos, vemos que louvor deve ter uma forte ênfase nos cultos de nossas igrejas hoje. Devemos proporcionar a oportunidade de ministrar uns aos outros em louvor. Precisamos usar os nossos lábios para glorificar o nome do Senhor. Ações de graças relatam a gratidão do homem ao seu Deus, confessando as bênçãos manifestas ou não, enquanto louvor relata os feitos de Deus, enfatizando suas características. Essa distinção não é absoluta, mas é um bom guia.

3. O SIGNIFICADO E PROPÓSITO DA ADORAÇÃO

Na adoração nossa mente ocupa-se com aquilo que Deus é e sua natureza, santo, fiel, puro... Na adoração, diante da santidade de Deus, acabam-se as palavras e temos a oração em línguas ou o silêncio onde nos encontramos exclusivamente com Deus. É quando o homem encontra a plenitude dentro dele. O amor do homem respondendo ao amor do Pai.
A palavra Hebraica para adoração no Velho Testamento é shachah. É traduzida como prostrar, reverenciar, suplicar humildemente. É impossível entender adoração sem relacionar a uma atitude do corpo. Algumas vezes refere-se a levantar as mãos a Deus. Algumas vezes curvar os joelhos. Em Levítico 9:24, as pessoas colocavam o rosto no chão diante do poder do Senhor. A palavra mais usada para adoração no Novo Testamento é proskuneo. Essa palavra é usada mais de 50 vezes. É a combinação de duas palavras gregas pros que significa "ir para" e kuneo que significa "beijar". Proskuneo literalmente significa "ir para beijar". O significado da palavra é perfeitamente expresso pela mulher que lavou os pés de Jesus com lagrimas e então os beijou. Adoração é ter aproximação e contato com Deus. O adorador não irá a Deus como um pedinte, mas como um amante e admirador.
HOMEM É FEITO PARA ADORAR
O homem é essencialmente uma criatura de adoração. Isto é parte da sua natureza. Sua escolha não é onde ou quando ele vai adorar mas quem ele vai adorar. Na Bíblia, Deus ordena a sua adoração. Ele não compartilhará adoração com ninguém ou qualquer outra coisa. Quando o Diabo tentou Jesus no deserto ele disse: "todos os reinos do mundo eu te darei se prostrado me adorares", Jesus respondeu a ele: "pois está escrito, só o Senhor Deus adoraras, e só a Ele servirás (Mat 4:10)." Isso ilustra o grande princípio de adoração. O que seja que adoremos, terminaremos servindo. Quanto mais adoramos alguém ou alguma coisa, maior compromisso teremos, e mais semelhantes ficaremos com o que adoramos (Sal 115).
Adorar é uma decisão final.
Não podemos mudar nossa natureza.
Nossa natureza nos manda adorar alguma coisa
Nossa escolha é adoraremos Deus ou alguma coisa mais?
No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira, desejos físicos, dinheiro e posses, líderes políticos e falsas religiões.
Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás. Então, quando adoramos errado, estamos adorando Satanás.
A mulher do poço em João 4, vemos um exemplo clássico de como ou onde adorar.
A atenção de Jesus não estava em condenar os procedimentos da mulher mas sim satisfazer a necessidade de seu espírito de adorar verdadeiramente (Joa 4:23). É espantoso o fato de que Deus procura adoradores. O fato de Deus poder ser adorado é uma grande oportunidade para nós.
ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Na frase "em espírito e em verdade", "em verdade" significa estar absolutamente aberto e honesto diante de Deus, sem esconder nada. Isto envolve expor nossa vida inteira a divina busca do Espírito Santo.
" em espírito" refere-se a uma parte da personalidade humana. Nossa vida como um instrumento conduzido pelo Espírito Santo.
1 Tes 5:23, as escrituras referem-se ao homem como um ser tridimensional. É composto de espírito, alma e corpo. O corpo do homem refere-se ao mundo pelos seus cinco sentidos (consciência do mundo); A alma do homem é sua própria consciência; O espírito do homem é a consciência de Deus; Deus é espírito e os que o adoram devem adorar em espírito e em verdade.
A única forma de adorar é através do espírito. Isto é não é a alma ou corpo que adoram mas o espírito.
Aqueles que verdadeiramente adoram são aqueles que seguem a Deus em seu espírito, mas fazem de acordo com a verdade da palavra de Deus. Paulo diz em Efe 5:18, "e não vos embriagueis com vinho, onde há exagero; mas seja cheio do Espírito." Estando cheio do Espírito, inevitavelmente estaremos nos envolvendo em adoração.
A hora de adorar a Deus é agora, não ontem ou amanhã.
Não devemos esperar o domingo para adorar.
Não precisamos esperar até chegar na igreja.
Deus está disponível para nós todo o tempo.
É muito difícil descrever o que adoração realmente é. É mais fácil descrever o que o adorador faz.
Adorador pode se prostrar, ajoelhar, declinar seu rosto em adoração, mas não é se prostrar ou ajoelhar que faz um verdadeiro adorador.
Adoração é uma resposta a um relacionamento com Deus, mas um relacionamento muito íntimo é muito difícil de ser descrito. Isto envolve: companheirismo; revelação pessoal de Deus para o indivíduo; mas é basicamente um rendimento interior aos pensamentos de Deus freqüentemente acompanhados pelas emoções e ações expressivas do corpo.
Devemos lembrar que é quase impossível descrever em palavras o sentimento interior e sentimentos que envolvem um relacionamento.
MOVENDO PARA A PRESENÇA DE DEUS
Ações de graças, louvor e adoração devem ser comparadas as três áreas do tabernáculo de Moisés. O átrio representa Ações de graças; o santo lugar representa o louvor; e o santo dos santos representa a adoração.
De acordo com Salmo 100, nós entramos em seus portões com ações de graças. Ações de graças relatam nossa gratidão pelo que Deus tem feito, sendo gratos. Como vamos ao átrio do templo nos preparando para ir ao Santo dos Santos, nós começamos relembrando o que Deus tem feito. Isto envolve muita ação do corpo (levantar mãos, bater palmas, gritar...).
Nos movemos para o Santo lugar quando nós louvamos. Louvor é uma função da vontade que é representada pela mesa do banquete no Santo lugar. Isto também segue uma iluminação da mente que é representada pelo candelabro do ouro. Uma mente queimada pelo Espírito Santo, iluminada pelo poder da oração em línguas. O Louvor se torna como um aroma suave ou um incenso do altar de ouro que representa nossas emoções. Primeiro nós devemos louvar a Deus, então santificamos nossas mentes com o poder do Espírito, então nossas emoções tomam conta e nos levam a presença de Deus em adoração.
Quando vamos ao ato final de adoração, temos o convite divino do Senhor mesmo que leva-nos debaixo do seu véu.
Ninguém pode programar a si mesmo para adorar. É um ato de vontade para agradecer a Deus, é um ato de vontade para louvar a Deus. É um ato da vontade de Deus para nos convidar a sua presença no ato de adoração e é somente quando o nosso relacionamento com Deus é consumado em adoração que nós verdadeiramente sentimos que estamos onde Ele está e Ele está onde nós estamos.

 
1ª QUADRANGULAR DE IPABA - © 2007 Template feito por Templates para Você